Maior terço suspenso do Paraná será inaugurado no Caminho de Belém, em Guarapuava

Maior terço suspenso do Paraná será inaugurado no Caminho de Belém, em Guarapuava Foto: Fernando Pepes

Entre fé, uma bela paisagem e tradição mariana, Guarapuava se prepara para viver um momento histórico. Em 2 de fevereiro, data dedicada a Nossa Senhora de Belém, padroeira do município e da Diocese de Guarapuava, será inaugurado no Caminho de Belém o maior terço suspenso do Paraná, um marco inédito de devoção e turismo religioso no estado.

A inauguração acontece durante o encerramento da Festa de Nossa Senhora de Belém, que integra oficialmente o Calendário de Eventos Turísticos do Paraná, após aprovação do Projeto de Lei 622/2024 pela Assembleia Legislativa (ALEP).

Fotos: Fernando Pepes

Terço que se eleva como sinal de fé

O novo monumento é formado por dois postes de energia, entre os quais fica suspenso um terço gigante, visível ao longo do percurso do Caminho de Belém. Tem mais de dez metros de altura e está localizado no Ramal 1 do trajeto, que tem início na ponte do Rio das Mortes, às margens da BR-277, e segue por aproximadamente 13 quilômetros até o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Belém, no centro da cidade. Segundo o coordenador do projeto, Sandro Cardozo, a proposta une espiritualidade, identidade local e acolhimento aos peregrinos.

“Vai ser o maior terço suspenso do Paraná, porque nós temos outros já, de outras formas, mas desse tipo não temos ainda no estado”, explicou Sandro. “O terço conta ainda com iluminação em LED, que à noite fica muito bonito. É realmente uma conquista de todos nós.”

Ele também afirmou que foram necessários criatividade e esforço coletivo porque não havia um modelo pronto. Em relação à participação da comunidade, o monumento contou com a doação dos postes e hastes feita pelo proprietário do terreno, mão de obra voluntária e recursos arrecadados em campanha.  

Foto: Fernando Pepes

A celebração do momento inaugural será realizada pelo Padre Jean Patrik, cura da Catedral Nossa Senhora de Belém. A expectativa é reunir cerca de duas mil pessoas na edição do Caminho de Belém realizada no mesmo dia.

Caminho de Belém: fé em movimento

Inspirado em rotas de peregrinação já consolidadas no Brasil, o Caminho de Belém vem se fortalecendo como um itinerário espiritual que convida fiéis a rezarem, caminharem e vivenciarem a devoção mariana de forma concreta. A edição do dia 2 de fevereiro tem um significado especial por coincidir com a Solenidade de Nossa Senhora de Belém, feriado municipal em Guarapuava.

A relevância da devoção foi reconhecida oficialmente neste ano. Em 11 de março, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, por unanimidade, o projeto que inclui a Novena e Festa de Nossa Senhora de Belém no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado.

A festividade acontece anualmente entre 24 de janeiro e 2 de fevereiro e reúne milhares de fiéis em missas, procissões, atividades culturais e ações comunitárias, impulsionando o turismo religioso e a identidade cultural da região.

Foto: Fernando Pepes

Programação religiosa e comunitária

A festa teve início no dia 23 de janeiro, com o 1º Círio de Belém, seguido de Santa Missa e procissão luminosa pelas ruas centrais da cidade. O percurso incluiu vias tradicionais e pontos simbólicos, como a Lagoa das Lágrimas e o Hospital São Vicente.

Segundo Padre Jean Patrik, os fiéis foram convidados a ornamentar altares ao longo do trajeto. Para a procissão, foram vendidas velas com aparador personalizado.

Novena preparatória

A novena em honra à padroeira começou em 24 de janeiro, com celebrações diárias às 15h e 19h15. São abordados temas como esperança, missão, fé, perseverança e vida eterna. A programação espiritual é acompanhada pela abertura das barraquinhas e ações solidárias.

Foto: Fernando Pepes

O dia 2 de fevereiro concentra os principais momentos da festa:

06h – Caminho de Belém

10h – Missa solene

12h30 – Almoço festivo

15h – Bingo

17h – Sorteio “Amigos de Belém”

19h – Missa em ação de graças e encerramento

É neste dia que também acontece a inauguração do maior terço suspenso do Paraná e que consolida Guarapuava como um dos polos do turismo religioso no Sul do Brasil.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.