Medidas que ajudam a prevenir as “doenças de inverno”

Medidas que ajudam a prevenir as “doenças de inverno”

Com a chegada do inverno, aumenta a incidência das doenças respiratórias, principalmente gripes e resfriados. Isso porque as baixas temperaturas da estação e o comportamento das pessoas favorecem a circulação do vírus dessas e de outras enfermidades. Diversas cidades brasileiras estão, atualmente, com problemas de superlotação em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidades Básicas de Saúde e prontos-socorros, com casos de síndromes gripais.

Os cuidados também devem ser redobrados com relação à Covid-19 que, apesar de a Organização Mundial da Saúde ter decretado o fim da emergência global da doença, continuam os riscos de contaminação pelo coronavírus.

Várias outras doenças acometem mais frequentemente as pessoas nessa época do ano, quando as temperaturas estão mais baixas. Entre elas, asma, amigdalite, bronquite, laringite, pneumonia, rinite, sinusite e as alergias.

Atitudes simples ajudam a prevenir doenças

Algumas características climáticas da estação, como baixa umidade e tempo seco, são facilitadores para o desenvolvimento de doenças, pois são fatores que ajudam a aumentar a circulação de vírus e fungos nos ambientes. Algumas atitudes simples podem ajudar a evitar patologias.

Os médicos aconselham usar umidificador, bacia com água ou toalha molhada, principalmente no quarto de dormir para diminuir o ar seco. Deve-se deixar os ambientes sempre com ar circulando. Já com relação a roupas e cobertores guardados há muito tempo, é imprescindível lavá-los antes de usar.

Durante o inverno, as mucosas ressecadas podem causar desconforto, já que dificultam a respiração e podem agravar os sintomas de sinusite, bronquite, asma e rinite. Por isso, é fundamental se manter hidratado.

Lembrando sempre que a Covid-19 está entre as síndromes gripais e representa um risco constante. Por isso, deve-se manter as recomendações para evitar o contágio do coronavírus, como lavar sempre as mãos, usar máscaras e manter o distanciamento social, principalmente em ambientes fechados.

A mídia divulga constantemente a necessidade da população se vacinar contra a Covid-19 e a influenza, como forma de atenuar sintomas mais graves e a transmissão dessas doenças. Se o seu esquema vacinal ou de algum membro da família está desatualizado, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa e providencie as doses que faltam.

Doenças cardiovasculares também registram aumento no inverno

Além das doenças respiratórias, problemas cardiovasculares também aumentam no inverno. Os casos chegam a subir cerca de 30% durante a estação. Segundo o Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), entre os meses de junho e setembro de 2021 foi registrado um aumento de doenças do coração, o que representa 36,8% do total de internados nesse ano.

Além disso, os índices de Acidente Vascular Cerebral (AVC) têm mais incidência nesse período e podem ter um crescimento de até 20%.

Como prevenir doenças de inverno

  • Limpar sempre as mãos com água e sabão principalmente depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e antes de tocar os olhos, boca e nariz.
  • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
  • Usar lenço de papel descartável.
  • Proteger a boca e o nariz com lenços ao tossir ou espirrar.
  • Orientar para que o doente evite sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas).
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados e manter os ambientes ventilados.
  • Arejar o ambiente doméstico e iluminado pela luz do sol, para ajudar a eliminar possíveis agentes das infecções respiratórias.
  • Escolher a tinta correta para pintar as paredes da casa. Optar sempre por aquelas que contêm substâncias que inibam a proliferação de fungos, mofo e ainda não possibilita a aderência de poeira. Dar preferência a tintas à base de água.
  • Manter as roupas de cama sempre limpas, principalmente cobertores e edredons.
  • Lavar, secar e arejar bem as roupas de inverno guardadas por muito tempo antes de serem utilizadas.
  • Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingerir alimentos ricos em vitamina C (como limão, laranja, abacaxi e acerola), além de consumir líquidos e praticar alguma atividade física.
  • Não fumar.
  • Fazer a vacinação anual contra gripe, que diminui a gravidade da doença e as chances de complicações por óbito.

 

(Fonte: www.hospitaloswaldocruz.org.br/)

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Elza Arantes
    Sério... ouvi mesmo dizer que no inverno as veias se estreitam e aumenta o risco de problemas cardiácos. Vamos nos cuidar gente!
  • Clarice Silva
    Ótima matéria. Importante estar atento a saúde, especialmente quando a idade chega.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.