“Não tenham medo! Aceitem o convite da Igreja e de Cristo Senhor!”, pede Papa Leão XIV aos jovens

“Não tenham medo! Aceitem o convite da Igreja e de Cristo Senhor!”, pede Papa Leão XIV aos jovens Foto: reprodução Vatican News

Agosto é conhecido como o Mês Vocacional na Igreja Católica no Brasil. Desde 1981, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe que, ao longo do mês, as comunidades aprofundem a reflexão sobre os diversos chamados de Deus: ao sacerdócio, à vida religiosa, ao matrimônio e à missão leiga. É um tempo especial para redescobrir que todos, sem exceção, são chamados à santidade, cada um em seu próprio caminho.

Em sintonia com essa proposta, as palavras do Papa Leão XIV, no Domingo do Bom Pastor, em sua primeira oração mariana do Regina Caeli com os fiéis na Praça São Pedro, em 11 de maio de 2025, recordaram o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado todos os anos no quarto domingo da Páscoa, e fez um apelo direto aos jovens:

“Não tenham medo! Aceitem o convite da Igreja e de Cristo Senhor!”.

Leão XIV se apresentou mais uma vez como um pastor próximo de seu povo. Disse que considerava um dom de Deus iniciar seu pontificado justamente neste domingo litúrgico tão significativo. Recordou que o Bom Pastor é aquele que “conhece e ama suas ovelhas e dá a vida por elas”, e destacou que a resposta ao chamado de Deus é fruto de amor: “correspondem ao amor daquele que as ama”, afirmou, citando São Gregório Magno.

Ainda ao falar sobre as vocações, Leão XIV disse: “A Igreja tem grande necessidade de vocações sacerdotais e religiosas!”. Ele pediu que todas as comunidades cristãs cultivem ambientes favoráveis ao discernimento: lugares de acolhimento, escuta e encorajamento, onde os jovens possam encontrar modelos vivos de dedicação generosa a Deus e ao próximo.

O Papa reforçou que a missão da Igreja é acompanhar os jovens no caminho vocacional, para que cada um possa, segundo seu estado de vida, tornar-se pastor à imagem do Coração de Cristo, “capazes de se ajudarem mutuamente a caminhar no amor e na verdade”.

Ele ainda confiou à intercessão de Maria, modelo de obediência ao chamado de Deus, todas as vocações:

“Que a Virgem Maria, cuja vida inteira foi uma resposta ao chamado do Senhor, nos acompanhe sempre no seguimento de Jesus”.

 

Agosto: mês das vocações

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.