No Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, embarque nas aventuras da Turma do Manzottinho

No Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, embarque nas aventuras da Turma do Manzottinho

Você sabia que hoje é o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos? Isso mesmo, o dia 30 de janeiro é dedicado a celebrar essa paixão nacional nas famosas HQs (abreviação de histórias em quadrinhos). E não tem essa de leitura apenas para crianças: são fonte de inspiração e aprendizado para todas as idades, misturam elementos textuais e visuais que dão ainda mais vida ao mundo literário. 

Apesar de encantar adultos até hoje, são as crianças as principais fãs desse tipo de conteúdo, especialmente porque elas aprendem, muitas vezes, a ler, a partir dessas histórias. As HQs existem há muito tempo. No Brasil, surgiram em meados do século XIX. Ficaram mais populares com o lançamento do famoso gibi da “Turma da Mônica”, de Maurício de Souza, além do “Menino Maluquinho” e a “Turma do Pererê”. 

 

Turma do Manzottinho

Mesmo com a presença das telas e das facilidades da internet, as histórias em quadrinhos até hoje são muito desejadas pelas crianças. O contato com o livrinho e a possibilidade de deixar a imaginação tomar conta fazem toda a diferença. Além disso, os textos também são fonte inesgotável de conhecimento e compartilhamento. E se estamos falando de Turma do Manzottinho, também estamos falando de evangelização!

 

É o que confirma Stela Tondo, jornalista responsável pela revistinha. “A Turma do Manzottinho foi criada para ajudar na evangelização de crianças e jovens em casa, promovendo tempo de qualidade e fé em família. As edições são planejadas de acordo com as datas mais relevantes da Igreja e as seculares, neste caso ligadas aos valores cristãos, como o Dia do Esporte e como devemos cuidar do corpo que Deus nos deu. Assim, a criança e o jovem reforçam, com quadrinhos, passatempos e linguagem leve, o que será celebrado nas Missas e explicado na catequese”, explica.  

Portanto, é por meio da diversão e do aprendizado que as famílias aprendem muito com a Turma do Manzottinho. Isso significa que toda família pode compartilhar o momento da leitura, exatamente porque um dos objetivos é a união entre pais, avós, filhos e netos. 

O enredo é preparado pela roteirista Caroline Rauch Vizentin Munhoz da Rocha, que também produz conteúdo para a TV Evangelizar,  para integrar todos, contando histórias bíblicas, falando sobre solidariedade, cidadania e muito mais. 

 

Como é a Turma do Manzottinho?

As histórias bíblicas e os valores cristãos são o principal conteúdo da Turma do Manzottinho. Os textos e imagens são construídos de maneira leve e divertida, desenvolvida especialmente para crianças do Brasil inteiro. 

 

Caroline Munhoz da Rocha, roteirista da Turma, fala que a inspiração para as histórias vem dos preceitos e da missão da Obra Evangelizar. “Todo nosso conteúdo é pensado em valores morais com base também nos carismas da Obra. Acrescento a isso minha experiência como educadora e mãe”, diz.  

Com muita diversão nas páginas coloridas, incluindo passatempos, jogos e brincadeiras e desenhos para colorir, a revistinha é toda pensada nessa identificação.

“Pensamos que as crianças vão ler e se identificar com aquele conteúdo, que vão vibrar com as conquistas dos personagens, crescer com eles é minha maior satisfação. Um trabalho em conjunto que se concretiza com o retorno positivo dos associados mirins e de suas famílias”, completa a roteirista. 

Stela Tondo completa que os conteúdos são muito elaborados e pensados. Desse modo, as edições da Páscoa e Natal de 2022, por exemplo, foram as com mais destaque, porque retratam o nascimento e a ressurreição de Jesus. “Os quadrinhos se encaixaram no meio da edição para levar, de forma lúdica, momentos que são mais difíceis de explicar, como a Última Ceia e as condições de José e Maria no momento em que o Salvador nasceu”.

  

Quer receber a Turma do Manzottinho em casa?

Para presentear uma criança com a revistinha da turma do Manzottinho é muito fácil. Basta um adulto responsável fazer um cadastro no site da Obra EvangelizarDepois, na Área do Associado, clicar no botão “Turma do Manzottinho” para cadastrar as crianças que deseja presentear. Para receber, é só fazer uma contribuição mensal por boleto, PIX ou cartão de crédito. A contribuição mensal garante o envio das revistinhas. Vale reforçar que o boleto será sempre enviado para o adulto responsável pelo cadastro, nunca para a criança. Outra maneira de cadastrar é com um de nossos atendentes pelo telefone (41) 3221-6060.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Lucas Eduardo Cardoso
    Guaniacu PR António Carlos Gomes 350 Linda Lira

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.