No “mês das noivas”, reflita sobre o casamento que realmente agrada a Deus

No “mês das noivas”, reflita sobre o casamento que realmente agrada a Deus

Maio é conhecido como o “mês das noivas“. É um período que inspira o amor, a união e os laços matrimoniais. Quando se fala em casamento, para fiéis católicos, não se pensa em um contrato social, mas em um Sacramento, que é um um sinal do amor de Deus. O matrimônio é como uma aliança divina que requer delicadeza, cumplicidade e, acima de tudo, a busca da semelhança com Deus.

Em Gênesis, há uma das passagens mais citadas quando se menciona nesse laço. “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gn 2,24). Essa união é uma expressão do amor e da vontade de Deus para a humanidade, que o homem e a mulher tenham intimidade e a comunhão como um casal.

Durante a homilia no “mês das noivas” em 2020, Padre Reginaldo Manzotti falou como “amar é doar-se” e destacou a importância da fé e do comprometimento como pilares fundamentais para uma união boa e duradoura.

“O casamento é uma escola de amor, onde se aprende a amar verdadeiramente, doando-se um ao outro”, observou Padre Reginaldo Manzotti.

Ao dizerem o “sim”, casais aceitam o compromisso de agir com ternura, compreensão e respeito mútuo e de nutrir um ambiente de harmonia e afeto. Em suas cartas aos Efésios, o apóstolo Paulo exorta os maridos a amarem suas esposas como Cristo amou a Igreja, sacrificando-se por ela (Ef 5,25).

A comunicação e a combinação são aspectos-chave para a construção de um casamento sólido e duradouro. Os cônjuges são encorajados a buscar conselhos um do outro e a estarem em acordo antes de tomar decisões importantes. Essas posturas fortalecem a união matrimonial e estabelecem maior compreensão e colaboração entre o casal.

Uma vez que o casamento é uma missão de ser um sinal e reflexo do amor de Deus, os casais são chamados a testemunhar esse amor a partir das suas vidas, sendo fonte de inspiração e apoio para suas famílias e comunidades, assim como o casal da Bíblia Priscila e Áquila.

Como diz o Salmo 127: “feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem! A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa. Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor”.

Neste “mês das noivas”, que os casais possam renovar o compromisso e buscar sempre refletir sobre os valores e princípios que os levaram à escolha do matrimônio e daquela pessoa que está a seu lado. Que cada casamento seja uma manifestação do amor divino, um testemunho vivo da graça e da bondade de Deus na vida dos casais e de suas famílias.

Para celebrar o mês especial, veja outros conteúdos sobre o assunto

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.