No “mês de Maria”, deixe que ela inspire seus dias e a sua vida

No “mês de Maria”, deixe que ela inspire seus dias e a sua vida

Maio é um mês muito especial. Também chamado de Mês Mariano pelos Católicos, nesse período do ano temos as devoções especiais à Virgem Maria. As homenagens podem ter mais detalhes de acordo com cada paróquia, mas os costumes tradicionais são rezar o Terço todos os dias desse mês e prepara um altar especial com a imagem de Nossa Senhora ou um quadro. No encerramento, acontece a “Coroação de Nossa Senhora”.

A tradição de Tricesimum (devoção de 30 dias à Maria) foi instituída pela Igreja Católica por volta do século XII. A devoção mariana teve origem no Brasil no período da colonização, com a evangelização promovida pelos padres jesuítas.

Já chegamos ao tempo especial para celebrar Maria! E você sabia que uma das maneiras mais fortes de homenageá-la é fortalecendo a fé em Nossa Senhora? Para isso, é fundamental conhecê-la e se aproximar cada vez mais daquela que foi escolhida por Deus para ser a mãe do Messias.

Como disse Santo Agostinho, “só amamos o que conhecemos”.
Vamos então conhecer um pouco mais da Mãe e deixar esse amor crescer dia a dia? Olha só!

Filmes

Os filmes dedicados a contar histórias da Mãe de Jesus podem ser importantes aliados nesse caminho de busca e aproximação. Por isso, aqui está uma lista com 5 filmes que vão ajudar nesse caminho:

  1. Terra de Maria
  2. Fátima, o último mistério
  3. Maria, mãe do filho de Deus
  4.  Aparecida, o milagre
  5. O milagre das águas
Quer saber mais sobre ele? Clique aqui!
 

Pinturas

Algumas obras católicas têm muito a dizer sobre a fé em Nossa Senhora. Uma das mais conhecidas é “A Anunciação”, exposta do Museu Curico, da cidade de Cortona, na Itália, obra do pintor italiano Giovanni de Fiesole, mais conhecido como Fra Angelico.

Nela podemos ver a cena na qual o Arcanjo Gabriel anuncia a Maria que ela será a Mãe do Salvador, conforme o primeiro capítulo do Evangelho de São Lucas. Na mesma, fica evidente certa serenidade por parte dos personagens, transmitindo tranquilidade, paz e conforto.

A Anunciação | Fra AngelicoA Anunciação | Fra Angelico

A “Assunção da Virgem Maria”, criação de Peter Paul Rubens, foi concluída em 1626 e até hoje presente no altar-mor da Catedral de Nossa Senhora em Antuérpia (Bélgica).

Assunção da Virgem Maria | Peter Paul RubensAssunção da Virgem Maria | Peter Paul Rubens

Esteban Murillo pintou “A Virgem do Rosário”, que retrata a Virgem Maria com o Menino Jesus no colo envolto por um grande Rosário. A obra transmite uma sensação de segurança, de conforto e inspira devoção à Santíssima Mãe de Deus como aquela que socorre nos momentos difíceis.

A Virgem do Rosário | Bartolomé Esteban Murillo

Virtudes

Você já ouviu falar das virtudes de Maria? O Magistério da Santa Igreja, no Concílio Vaticano II, apontou Maria Santíssima como modelo de virtude, que significa uma disposição habitual e firme para fazer o bem.

São Luís Maria Grignion de Montfort escreveu o “Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem”, que influencia ainda hoje muitos filhos de Maria, como o papa João Paulo II. O papa chegou a adotar como lema “Sou todo teu, ó Maria”.

Conhecer cada virtude de Maria pode nos ajudar a reconhecer nosso comportamento, entre falhas e qualidades, para buscarmos ser pessoas cada vez melhores seguindo o que Deus ordenou: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

São seis:

  1. Humildade: Maria sempre fez o bem e acompanhou Seu Filho, o Salvador, silenciosamente. Não buscou glórias para o seu próprio nome, mas para Deus e Sua vontade. Não dava as “carteiradas” que tanto vemos quando alguém se considera poderoso pelo cargo ou sobrenome que carrega. A mãe de Jesus era humilde e servia por amor, sem se vangloriar de seus feitos ou de quem era.
  2. : Maria não questionou o anúncio do Anjo de que conceberia o Filho de Deus. Pela fé, acreditou e obedeceu. Procurar ter fé como Maria é acreditar em Deus, em tudo o que Ele revelou e reconhecer Sua misericórdia e glória.
  3. Esperança: Ela é o modelo perfeito da esperança que devemos buscar. Na juventude, aguardava com esperança a chegada do Messias, teve esperança que seria compreendida por José quando aconteceu a revelação do anjo, confiou em Deus ao levar o Menino Jesus para o Egito. Tudo isso sem desanimar ou duvidar.
  4. Fortaleza: Maria é o exemplo de força diante da dor mais extrema que alguém pode sentir. Imagine ver um filho passar por todo sofrimento que ela viu Jesus passar e, mesmo assim, continuar firme. Ela esteve ao lado de Jesus, todo o tempo, enquanto Ele era torturado e crucificado.
  5. Caridade: Seguindo o conceito de caridade, de dar a alguém exatamente o que precisa, Maria é também exemplo dessa virtude. O maior exemplo foi o perdão que deu aos apóstolos que tinham abandonado Seu Filho.
  6. Confiança: Lembra que Jesus apareceu, após a Ressurreição, para os discípulos e para algumas mulheres, como Maria Madalena? Ele até se deixou tocar por Tomé, para que ele acreditasse. Há quem questione o porquê de Ele não ter aparecido para a própria mãe, mas a verdade é que ela sempre confiou e acreditou que Ele era o nosso Salvador, o próprio Deus. Jesus apareceu para os que tinham dúvidas e ela nunca desconfiou.

UskaleGo/Pexels

Como se consagrar a Nossa Senhora

Atualmente, muitos católicos estão se consagrando a Nossa Senhora. Talvez você já tenha visto alguém com uma pequena corrente no pulso que representa que ela se tornou escrava de Jesus pelas mãos de Maria, mas ficou sem saber do que se trata.

O que é a consagração a Nossa Senhora?

A consagração a Nossa Senhora é uma devoção popular antiga, que consiste em prometer sempre recorrer a Ela com especial amor de filhos, confiando-lhe toda nossa vida e agindo de maneira coerente com isso.

É um ato voluntário daqueles que consideram Maria Sua Mãe e acreditam nas palavras de Jesus na cruz: “Filho, eis aí a tua mãe” (cf. João 19,26).

Todos as pessoas que desejam, de coração, amar mais a Jesus seguindo os exemplos de Nossa Senhora podem se consagrar.

Qual a finalidade da consagração?

A primeira e maior consagração é o batismo, que nos une a Jesus, nosso Salvador. Mas Maria sempre nos aponta para Seu Filho e foi Ela a pessoa que teve o coração mais unido ao do Senhor.

Por meio da consagração, Ela nos ajuda a viver melhor nossas promessas batismais, nos unindo cada vez mais a Jesus, de forma mais perfeita e amorosa. Em outras palavras, a finalidade da consagração a Nossa Senhora é gerar em nós a conversão a Jesus e a prática da santidade diária.

Existe só um tipo de consagração a Nossa Senhora?

Existem muitos métodos e modelos de consagração, como aquele que se consagra a criança logo após o batismo em certas regiões do Brasil e do mundo.

No entanto, o que mais se popularizou atualmente foi o método escrito por São Luiz Maria Grigniom de Montfort, bastante divulgado inclusive pelo Papa São João Paulo II.

O método é para todos, mas especialmente para os já batizados, pois consiste em uma decidida renovação das promessas batismais.

Fórmula da consagração segundo o método de São Luiz

O método de São Luiz está descrito em um livro escrito por ele mesmo, chamado Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem. Além da fórmula, ele também explica os motivos pelos quais deveríamos nos consagrar a Nossa Senhora e nos apresenta um itinerário oracional e prático de como crescer nessa devoção.

Exige pelo menos 30 dias de preparação e é uma consagração da pessoa inteira, de qualquer idade, a Jesus pelas mãos de Maria, ou seja, de corpo, alma, bens exteriores, bens interiores, valor das obras boas passadas, presentes e futuras.

O foco desse método é a pessoa de Jesus e sua eficácia foi testada e aprovada por vários santos da Igreja. Isso não significa que o método seja superior ou melhor que os demais, pois a qualidade da consagração vem da sinceridade de coração de cada pessoa.

Porém, o método é bastante prático e explicativo para o fim que propõe, sendo muito útil para quem quer começar a se aprofundar na vida de fé.

Santos consagrados a Nossa Senhora

Além de São João Paulo II, temos o exemplo de São Padre Pio de Pietrelcina, São Domingos Sávio, São Maximiliano Kolbe, Santa Teresinha do Menino Jesus, São João Bosco, entre outros. Todos grandes devotos da Santíssima Virgem.

Como deve ser a preparação

São Luiz propõe que se façam, durante 30 dias, orações simples e devocionais para que se prepare o coração. A preparação é fundamental, pois tendemos a fazer com menos zelo aquilo que não entendemos direito ou que não preparamos adequadamente. Essas orações se dividem em:

• 12 dias preliminares pedindo o desapego do mundo, rezando a cada dia “Veni, Creator Spiritus” e “Ave Maris Stela”.

• 1ª semana (6 dias) pedindo o conhecimento de si mesmo, rezando a cada dia “Ladainha do Espírito Santo” e “Ladainha de Nossa Senhora”.

• 2ª semana (6 dias) pedindo o conhecimento da Virgem Maria, rezando a cada dia “Ladainha do Espírito Santo”, “Ave Maris Stela” e um Terço.

• 3ª semana (6 dias) pedindo o conhecimento de Nosso Senhor, rezando a cada dia a “Ladainha do Espírito Santo”, “Ave Maris Stela”, “Oração de Santo Agostinho”, “Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus” e “Ladainha do Sagrado Coração de Jesus”.

O que fazer no dia da consagração, segundo o método

Basicamente, a pessoa deve comungar na Missa (supondo que ela também já tenha se confessado previamente) e fazer a recitação da fórmula da “Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, pelas mãos de Maria”, descrita no final do livro do Tratado.

A fórmula, porém, deve estar escrita à mão, ou impressa, em um papel à parte, como se fosse uma carta. No final da recitação deve ser assinada pela própria pessoa, atestando assim sua consagração interior.

São Luiz ainda recomenda que a pessoa nesse dia se dedique a render um tributo ou homenagem a Nossa Senhora (segundo a possibilidade de cada um), como um jejum, uma mortificação, uma obra de caridade, entre outras possibilidades.

São Luiz recomenda que se faça a renovação todo ano, na mesma data da primeira consagração.

Tem que ser um ato público?

Não. Mas é louvável que seja, mediante as possibilidades. Atualmente, algumas comunidades oferecem o curso completo de como se consagrar, preparando inclusive a Missa na qual será feita a consagração solenemente.

Um sacerdote tem que assinar a carta?

Não necessariamente. Mas se for possível fazer a consagração diante de um sacerdote, ele também pode assinar a carta. Nesse caso, o ideal é que o sacerdote também conheça o Tratado de São Luiz.

Tem que ter alguma testemunha ou padrinhos?

Não. Mas é louvável que tenha pelo menos uma testemunha, inclusive o sacerdote, mediante as possibilidades. A testemunha também pode assinar a carta.

O que fazer depois da consagração

Viva suas promessas batismais. São Luiz, no entanto, aponta práticas exteriores diárias que favorecem a isso:

• Rezar a Coroinha da Santíssima Virgem.

• Ter uma devoção especial pelo Mistério da Encarnação do Verbo – dia 25 de março.

• Ter Grande Devoção a Ave-Maria e ao Terço/Rosário.

• Recitar o Magnificat.

• O desprezo do mundo.

Devo usar uma corrente, segundo o método?

São Luiz recomenda que os consagrados à Virgem Maria usem uma cadeiazinha, representando sua entrega a Jesus pelas mãos da Santíssima Mãe. Essas cadeias, que precisam ser abençoadas por um sacerdote, podem ser correntes de ferro, usadas nas mãos, nos pés, no pescoço etc., mas também podem ser algum outro artigo religioso que expresse o mesmo sentido de devoção e amor.

A corrente serve para dar sorte?

Não. Uso de amuletos para dar sorte é um pecado grave contra Deus, pois se trata de superstição. A cadeia da consagração serve para nos ajudar a lembrar que temos de lutar por uma vida virtuosa, longe dos pecados e unidos a Jesus.

Segundo esse método, tenho que abdicar de casar um dia?

Não. Este método é também para pessoas que são chamadas ao matrimônio ou que ainda estão em discernimento do seu estado de vida.

Se tenho muitos defeitos e pecados, posso me consagrar?

Sim, pois se fosse um método só para pessoas sem pecados, ninguém se consagraria.

O que significa se tornar escravo de Jesus por Maria?

É dar a Jesus a posse absoluta de toda sua vida, em uma livre atitude amorosa. Depois de Jesus, a maior escrava de amor é a Virgem Maria, porque em sua liberdade viveu inteiramente para o Seu Senhor.

Por meio da consagração total a Nossa Senhora, buscamos imitá-La e dar nosso sim diário a Deus, tendo Jesus como único Senhor de nossa vida.

Quais são os benefícios de se tornar escravo de Jesus por Maria?

São muitos os relatos de benefícios recebidos por meio da consagração à Nossa Senhora, desde o auxílio nos momentos difíceis, curas, amadurecimento na fé, amadurecimento humano, etc., mas os principais benefícios são aqueles que nos ajudam a salvar a nossa alma, que é aprender a desprezar o pecado, a ser menos egoísta e mais aberto ao amor caridoso.

A maior alegria de um consagrado deve ser a oportunidade de dar glória a Deus por meio da prática das virtudes. Enganam-se os que recorrem à fé apenas com propósitos mundanos, como ter regalias, consolos egoístas, trocar de carro, pagar dívidas ou ter vantagens materiais. Se o foco não for amar a Deus de maneira desinteressada, não vale a pena consagrar-se.

Mês de Maria

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Ana Maria
    Conteúdo muito rico, de fácil assimilação. Vou enviar no meu grupo de mensageiras. Parabéns aos que prepararam este material.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.