Nomes bíblicos para meninos e meninas

Nomes bíblicos para meninos e meninas

Todos os dias, mais de 200 mil pessoas nascem no mundo todo. Isso significa que a cada segundo, três crianças vêm ao mundo em diferentes lugares. No Brasil, o número de nascimentos também é alto. São mais de 7.700 crianças por dia, o que representa 320 crianças por hora. 

São tantos bebês que uma pergunta pode surgir: quais são os nomes mais escolhidos?

A resposta não é fácil, principalmente porque há uma variação de acordo com o período histórico e acontecimentos. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Censo Demográfico de 2010, registrou 200 milhões de brasileiros com 130 mil nomes diferentes. 

O nome que aparece no primeiro lugar do ranking nacional entre todas as pessoas vivas é Maria (mais de 11 milhões de pessoas), seguida por José (5,7 milhões), Ana (3 milhões), João (2,9 milhões), Antônio (2,5 milhões), Francisco (1,7 milhão), Carlos (1,4 milhão), Paulo (1,4 milhão), Pedro (1,2 milhão) e Lucas (1,1 milhão). 

Já se a busca for feita por décadas, há diferenciações na preferência. Os nascimentos dos anos 2000 têm como diferença a presença dos nomes Gabriel, Mateus e Gustavo no lugar de Antônio, Francisco e Carlos. 

Nomes bíblicos são a preferência nacional

Como os dados do IBGE apontam, há uma preferência em todo o território nacional por nomes bíblicos ou então com santos de devoção. Além de serem atemporais, têm significados muito belos, o que ajudam a inspirar na escolha. 

Se você ainda não escolheu o nome de seus filhos, separamos dez nomes bíblicos de meninos e meninas que não estão na lista dos mais usados, e as suas respectivas histórias,  para você se inspirar. 

 

10 nomes para meninos

  1. Miguel: “Deus é incomparável” é a tradução do nome que tem origem hebraica. Foi Miguel o Arcanjo que derrotou Satanás. 
  2. Levi: pouco usual, também tem origem hebraica e quer dizer conectado, unido. É o terceiro filho de Lia e Jacó. 
  3. Noah (Noé): apesar de muito difundida, a história de Noé não reflete na busca pelo nome, que também é pouco usual no Brasil. Noé é quem constrói a arca para salvar os animais durante o dilúvio e o nome também tem como significado de longa vida ou descanso. 
  4. Rafael: do hebraico, significa “Deus curou”, mas também é o arcanjo da cura, afinal de contas, refere-se ao arcanjo que curou o pai de Tobias. 
  5. Samuel: é o nome do primeiro profeta da Bíblia, que tem ainda como significado “aquele a quem Deus ouviu” ou “nome de Deus”. 
  6. André: diferente de boa parte dos nomes bíblicos que vem do hebraico, André tem como origem o grego. Significa viril, valente. Há ainda quem goste e relacione o nome a Santo André, irmão de São Pedro e discípulo de Jesus. 
  7. Daniel: um dos profetas da Bíblia, o nome tem como significado “Deus é meu juiz”.
  8. Lázaro: amigo de Jesus, inclusive foi ressuscitado pelo Senhor, Lázaro significa “Deus socorre, ajuda”. 
  9. Tadeu: pode ser uma variação de Teodoro, e por isso teria como significado “dádiva, presente de Deus”. Mas para alguns historiadores o nome significa “amoroso”. Temos ainda uma relação com São Judas Tadeu, que é o santo das causas impossíveis. 
  10. Davi: o nome tem origem hebraica e significa ser amado. Na Bíblia, ainda encontramos a passagem em que Davi derrota o gigante Golias, representando toda a força e fé em Deus. 

 

10 nomes para meninas

  1. Dalila: o idioma hebraico apresenta dois possíveis significados para o nome. O primeiro pode ser como alguém dedicada e terna. O segundo refere-se a mulher dócil. Dalila também aparece na Bíblia como a mulher que cortou os cabelos do herói Sansão para que o mesmo perdesse sua força. 
  2. Débora: o nome vem do hebraico e significa abelha. É uma profetisa na Bíblia e a quarta juíza de Israel. Junto de Baraque, liderou os israelitas contra o domínio de Canaã. Leia aqui sobre Débora.
  3. Eva: você provavelmente conhece a história bíblica de Adão e Eva, mas talvez não saiba que o nome vem do hebraico e significa vida. No Antigo Testamento, vivia no Jardim do Éden com Adão e foi a primeira mulher criada por Deus. 
  4. Madalena: no hebraico significa torre. Na Bíblia, Madalena era uma das seguidoras de Jesus e teve papel importante em sua missão de fé.
  5. Manuela: é o nome feminino de Emanuel, que significa “Deus está conosco”. 
  6. Rebeca: o nome significa “aquela que une” e vem do hebraico. No Antigo Testamento é a esposa de Isaac e mãe dos gêmeos Esaú e Jacó. 
  7. Teresa: vem do grego e, apesar de não aparecer na Bíblia, refere-se a uma das santas mais amadas do Brasil (Santa Teresinha). Por isso mesmo há possibilidade de registrar no diminutivo mesmo. 
  8. Elisa: o nome é uma variação de Elisabete e quer dizer “Deus dá” ou abundância. Há uma relação com a mãe de João Batista, Isabel, que é o próximo nome. 
  9. Isabel: mãe de João Batista e esposa de Zacarias, Isabel é um personagem presente no Novo Testamento e que significa, no hebraico, pura, casta.
  10. Noemi: no livro de Rute, Noemi é uma das personagens. Foi casada com Elimeleque e teve dois filhos. Depois da morte de seus filhos, acompanha as noras para Israel. O nome significa alguém gracioso, doce, amável. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.