Novembro roxo: pré-natal é principal aliado contra prematuridade

Novembro roxo: pré-natal é principal aliado contra prematuridade

No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, número que equivale a pelo menos 930 por dia ou 6 nascimentos pré-termo a cada 10 minutos, segundo dados do Sistema de Informações Sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Ministério da Saúde (MS). Tal cenário faz com que o País seja o 10º colocado no ranking mundial de prematuridade. Por isso, a campanha mundial Novembro Roxo acende o alerta à população sobre o crescente número de partos prematuros, visando conscientizar sobre como preveni-los e informar a respeito das consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e sociedade.

São considerados prematuros (ou pré-termos), os bebês que nascem antes de completar 37 semanas de gestação (36 semanas e 6 dias). De acordo com Robinson Dias, ginecologista obstetra presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (Sogorn), são diversos os fatores de saúde que podem ocasionar o nascimento do bebê antes do tempo previsto. Porém, a não realização de um pré-natal de qualidade é um dos principais.

De acordo com o médico, algumas das mais frequentes dificuldades na gravidez que podem levar à prematuridade são: o tabagismo, o alcoolismo, o uso de entorpecentes, o alto índice de estresse, as infecções urinárias, o sangramento vaginal, o diabetes, a obesidade, a hipertensão e a gravidez gemelar.

“Contudo, pode-se evitar a prematuridade até mesmo antes da gestação, quando a mulher tem a sua saúde monitorada por um profissional e segue com um acompanhamento pré-natal na gravidez, para contornar os fatores de risco à gestação”, relata o obstetra.

Robinson Dias, presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte (Sogorn)

Os benefícios destes cuidados se estendem de mãe a filho. Pois, o parto antecipado, dependendo do momento em que ocorre, pode gerar risco tanto para o bebê quanto para a gestante. “Além disto, crianças prematuras têm maior probabilidade para dificuldades de aprendizagem e comportamentais, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas e doenças cardiovasculares ou diabetes, em comparação com bebês nascidos a termo”, esclarece.

Portanto, o indicado é que a mulher realize um planejamento familiar adequado e, na confirmação de uma gestação, tenha o acompanhamento pré-natal disciplinado, com os exames em dia. Assim, poderá desenvolver uma gravidez segura e com mais chances de um parto de recém-nascido saudável.

 

Fonte: Letra A Comunicação

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.