O nome mais poderoso do mundo!

O nome mais poderoso do mundo!

O nome de Jesus foi revelado a Maria pelo Arcanjo Gabriel: “Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus” (Lucas 1,30-31). E a José: “Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados” (Mateus 1,21).

Quem deu este nome a Ele foi Deus Pai, como está escrito em Filipenses 2,9-11:

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

Jesus é um nome muito poderoso! Quando estamos tristes ou com dificuldades, dizê-lo pode nos dar força e esperança. É como ter um amigo especial sempre ao nosso lado. Jesus nos ensinou a perdoar e a amar os outros. Usar Seu nome também nos lembra de seguir esses ensinamentos.

Em 3 de janeiro, a Igreja Católica celebra o Santíssimo Nome de Jesus!

Sentido figurado

Em algumas passagens, Cristo usou metáforas, uma forma criativa de comparar ideias, pessoas e coisas, pra nos ensinar quem Ele era e revelar Sua identidade e missão. Conheça os sete “Eu sou” de Jesus escritos no Evangelho de João.

1. “Eu sou o pão da vida” (João 6,35) 

Jesus Se apresenta como o alimento espiritual essencial, assim como o pão é vital pra a vida física. Ele afirma que, quem vem a Ele, nunca terá fome espiritual e, quem n’Ele crê, nunca terá sede.

2. “Eu sou a luz do mundo” (João 8,12)

Jesus promete que quem O segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida. A escuridão pode ser entendida como ignorância, confusão, desesperança e pecado. A luz de Cristo, portanto, simboliza a verdade, o conhecimento, a esperança e a redenção. Ele vem pra iluminar nossos caminhos e nos guiar pra uma vida mais plena e verdadeira. Se Ele é a luz do mundo, aqueles que O seguem são chamados a também serem luz.

3. “Eu sou a porta” (João 10,9)

Jesus é a entrada pra salvação. Ele oferece acesso ao Reino de Deus. Aqueles que entram por Ele serão salvos.

4. “Eu sou o bom pastor” (João 10,11)

Jesus cuida e dá a vida por suas ovelhas. Ao se sacrificar, mostra que também é o Cordeiro. Ele conhece Suas ovelhas e é conhecido por elas. Desta forma, nos chama a buscarmos intimidade com Ele.

5. “Eu sou a ressurreição e a vida” (João 11,25)

Quem crê n’Ele, mesmo que morra, viverá. Jesus tem poder sobre a morte e, com esta afirmação, promete a nós, cristãos, a vida eterna.

6. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (João 14,6)

Jesus é o único caminho pra Deus e a salvação. Ele afirma que ninguém vai ao Pai senão por meio d’Ele.

7. “Eu sou a videira verdadeira” (João 15,1)

Ele é a videira e nós somos os ramos. Jesus é pra nós fonte de vida e nutrição, pois os ramos só podem dar frutos se permanecerem ligados à videira. Essa relação de dependência nos ensina sobre a importância de permanecer em Cristo e manter uma relação íntima com Ele. Somente com essa ligação, produziremos bons frutos pra também alimentarmos espiritualmente o próximo.

______________________________________________________________________________________________________________________

Conteúdo adaptado do texto publicado originalmente na revista da Turma do Manzottinho | Janeiro 2025

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.