O pedido do Papa João Paulo II que inspirou o Padre Reginaldo Manzotti

O pedido do Papa João Paulo II que inspirou o Padre Reginaldo Manzotti

No ano de 2000, o então Papa João Paulo II, durante a Santa Missa no dia do Perdão, realizou uma homilia muito importante para a Igreja Católica, em especial, aos sacerdotes. A fala do agora Santo era baseada em 2 Cor 5, 20-21, que diz: 

 “Suplicamo-vos, pois, em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus. Aquele que não havia conhecido pecado, Deus O fez pecado por nós para que nos tornássemos n’Ele justiça de Deus”.

São João Paulo se referiu ao perdão com grande ênfase, demonstrando que Deus é misericordioso e, com seu amor, nos ensinou a perdoar e pedir perdão. Além disso, quando oramos a Deus, estamos nos dedicamos ao próximo e cumprimos seus propósitos, sempre mantendo o ardor missionário e dedicação a Cristo. 

João Paulo, logo depois de pedir perdão por comportamentos históricos que contribuíram para deturpar o rosto da Igreja, lembrou que muitos cristãos foram (e continuam sendo) perseguidos por causa de sua fé. 

“Assim como as vítimas dessas injustiças perdoaram, de igual modo perdoamos também nós. A Igreja de hoje e de sempre sente-se empenhada em purificar a memória daquelas tristes vicissitudes de todo o sentimento de rancor ou de vingança”, disse. 

 

Pedido pelo ardor e devoção na Evangelização

Apesar de falar sobre o perdão, essa homilia também é um pedido aos Sacerdotes da Igreja Católica. Isso porque, o Pontífice pediu perdão a Deus, diante de todos os fiéis, pelo ateísmo, a indiferença religiosa, o secularismo, o relativismo ético, as violações do direito à vida e o desinteresse para com a pobreza de muitos países. 

“Não podemos deixar de perguntar-nos quais são as nossas responsabilidades. (…) O Jubileu torna-se assim para todos a ocasião propícia para uma profunda conversão ao Evangelho. Do acolhimento do perdão divino deriva o empenho no perdão dos irmãos e na reconciliação recíproca”, completou. 

Mais do que apenas o perdão, Papa João Paulo assinalou que a vida sacerdotal deve ser uma vida de agradecimento, entrega e de sentido para o dom da fé. Sem isso, é impossível evangelizar. 

Dessa forma, ele pediu aos sacerdotes de todo o mundo que lembrem de Cristo e seu mistério para levar uma vida consagrada e orientada a Jesus. 

 

Inspiração para a Evangelizar

Foto: Felipe Gusso

Toda a homilia de João Paulo II impulsionou ainda mais o Padre Reginaldo Manzotti a fundar a Obra Evangelizar É Preciso. Como explica Geizom Sokacheski – Diretor de Expansão de Rede Evangelizar É preciso, a Obra nasceu da vontade de evangelizar do Padre, ainda no ano de 2002, quando começou o trabalho pastoral comunitário e contato com fiéis da Igreja São José Operário, em Pinhais. 

Antes da homilia citada, Reginaldo também se inspirou em outro texto do Papa João Paulo, ainda do ano de 1983, durante a XIX Assembleia do CELAM, em Puerto Príncipe, no Haiti. 

Nesse pronunciamento, falava-se da nova evangelização, definida como o programa fundamental do pontificado do Papa João Paulo II. “O Papa sugeriu, como preparação para a celebração dos 500 anos de evangelização da América Latina, uma nova evangelização, que fosse também nova em seu ardor, em seus métodos e em sua expressão. Desde esta data, a expressão foi repetida pelo Papa, em várias ocasiões no continente, sendo estendida para a Igreja universal a partir de 1985”, explica Geizom. 

Mais tarde, em 1992, o mesmo papa reafirmou o pedido por meio da exortação Apostólica Pós-Sinodal “Pastores Dabo Vobis” (Eu te darei pastores), destinado a todo o episcopado, clero e fiéis. Em suas palavras: 

“Hoje, de uma forma particular, a prioritária tarefa pastoral da nova evangelização, que diz respeito a todo o Povo de Deus e postula um novo ardor, novos métodos e uma nova expressão para o anúncio e o testemunho do Evangelho, exige sacerdotes, radical e integralmente imersos no mistério de Cristo, e capazes de realizar um novo estilo de vida pastoral, marcado por uma profunda comunhão com o Papa, os Bispos e entre si próprios, e por uma fecunda colaboração com os leigos, no respeito e na promoção dos diversos papéis, carismas e ministérios no interior da comunidade eclesial”. 

Foram sementes plantadas por São João Paulo que proporcionaram a forma de evangelizar da Obra. Geizom completa que inclusive o trabalho pelos meios de comunicação também foi outra referência do papa João Paulo II, quando em maio de 2011 durante o 35º dia mundial das comunicações sociais, teve como tema: “Anunciai por cima dos telhados: o Evangelho na era da comunicação global”. 

 

Inspirar, Despertar e Evangelizar!

Todas as frases demonstram a preocupação do Santo com a juventude, afastada da Igreja e de seus propósitos. Por isso mesmo, padre Reginaldo dedica-se tanto à evangelização de jovens de todo o país. 

“São João Paulo II é o idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude. Em cada oportunidade que tinha para falar com os jovens, deixava mensagens de fé e esperança.

“Queridos jovens, ide com confiança ao encontro de Jesus, e, como os novos santos, não tenhais medo de falar d’Ele!””, disse Reginaldo. 

O IDe+, inclusive, é fruto dessa compreensão assertiva do Padre com relação a fala do Santo.  “Basta olhar para nosso modelo de atuação, para a missão, carismas e valores da Obra Evangelizar é Preciso, é um reflexo do pedido na época do santo Padre”. 

Um pedido simples, de evangelização seguindo as premissas das Palavras do Senhor que transforma a vida de muitas pessoas todos os dias. Em especial os jovens, que muitas vezes têm se afastado de Jesus e da Palavra porque não encontraram a compreensão de Deus. 

Foto: Felipe Gusso

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.