O sal abençoado é um Sacramental da Igreja Católica usado como um símbolo de purificação e proteção espiritual. Deve ser abençoado por um Sacerdote para que tenha essas finalidades.
Pode receber diferentes nomes, dependendo do contexto ou do costume local. Entre as denominações mais comuns estão: sal abençoado, sal bento e, em alguns casos, sal exorcizado. Todas essas formas indicam que o sal foi consagrado com a intenção de proteger, purificar e afastar o mal.
A tradição mostra que é utilizado desde os primeiros tempos da Igreja e é considerado um meio de proteger as pessoas, os lares e os ambientes contra influências malignas. O sal bento também é associado à preservação da fé, visto que tem a função de conservar alimentos, o que, espiritualmente, é visto como um símbolo de preservação da alma contra a corrupção do pecado.
Segundo Padre Reginaldo Manzotti, o sal abençoado é um dos três sacramentais mais poderosos para ter em casa, ao lado da água benta e das velas abençoadas.
O sal pode ser comprado em lojas religiosas, mas, mesmo assim, deve ser levado para um sacerdote abençoar. O ritual de bênção do sal envolve orações e é parte importante de sua consagração. Depois de benzido, pode ser utilizado de diversas maneiras pelos cristãos.
Na prática cristã, o sal abençoado pode ser:
Sim, a prática de colocar o sal abençoado nos cantos da casa é tradicional como um sinal de proteção espiritual, que purifica o ambiente e afasta influências malignas. No entanto, a eficácia depende de um ponto muito importante: a fé de quem o usa, já que, como todo sacramental, age como um sinal da presença e graça de Deus, e não como um amuleto ou objeto mágico.
Escapulário de Nossa Senhora do Carmo: veja três Santos que vestiam esse símbolo de união com Maria
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.