Você já ouviu falar do Querigma? A palavra tem relação com a origem da fé cristã e vem do grego “kerigma”, que significa “proclamação” ou “anúncio”. Segundo a Tradição, se tornou sinônimo do primeiro anúncio das verdades da fé e representa a essência do Evangelho de Jesus Cristo.
Segundo as Escrituras, após a morte do Salvador, os discípulos saíram pelas cidades e povoados proclamando o Querigma do Reino de Deus: “Jesus de Nazaré foi morto, ressuscitou e é exaltado à direita de Deus Pai”.
Para o Papa Francisco, o Querigma é trinitário, como detalhou o site Vatican News:
“Diz respeito ao fogo do Espírito que se dá sob a forma de línguas e crê em Jesus Cristo, que com a sua morte e ressurreição, revela e comunica a misericórdia infinita do Pai. Na pessoa do catequista, em sua boca ressoa o primeiro anúncio, que Jesus é amor e ama as pessoas, deu a sua vida para salvar o catequista, o mundo e agora ele vive com a pessoa do catequista para lhe iluminar, fortalecer, dar a libertação.
É o anúncio principal, aquele que sempre se volta a ouvir de diferentes maneiras, aquele que sempre se tem de voltar a anunciar, durante a catequese nas diversas etapas da mesma e momentos. Este anúncio é o fundamental, sendo o mais sólido, o mais consistente e mais sábio. Toda a formação cristã é em vista do Querigma que vai se tornando carne, que ilumina a tarefa catequética e permite o desenvolvimento de outros temas que se dão na catequese. A centralidade do Querigma é o amor salvífico de Deus para a humanidade em Jesus Cristo, na ação do Espírito Santo”.
O Apóstolo São Paulo é muito mencionado como um grande missionário querigmático, pois ele soube apresentar da melhor maneira as bases do Evangelho e o nome de Jesus para diferentes povos e culturas.
O Querigma cristão é, em resumo, a apresentação de Jesus com seus três grandes títulos: Salvador, Senhor e Messias.
A verdadeira evangelização começa com o Querigma, que é o primeiro passo para uma vida nova em Cristo. É por meio desse anúncio que as pessoas são despertadas para o amor de Jesus Cristo e iniciam sua jornada de fé.
A evangelização querigmática busca proporcionar uma transformação na vida das pessoas a partir do encontro pessoal com Cristo, que é marcado pela compreensão do amor e da misericórdia de Deus revelados na entrega de Seu Filho Jesus pela humanidade.
Assim como fez e ensinou o apóstolo São Paulo, que cada um contribua para despertar o amor a Jesus Cristo nos corações das pessoas.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.