O que fazer quando as “noites escuras da alma” surgem

O que fazer quando as “noites escuras da alma” surgem

Como psicóloga, tenho atendido muitos pacientes com a queixa de falta de sentido para viver. Tenho percebido quão moroso, difícil e solitário tem sido para a maioria das pessoas simplesmente achar algum significado que explique sua existência aqui na Terra. O furacão endureceu e a alma se perdeu em algum momento da jornada. 

Comparo aqui transtornos psíquicos como a depressão, que tem assolado milhares de corações e almas pelo mundo, com a “noite escura da alma” que Santa Faustina também vivenciou. Ela passou por um deserto e por muitas noites escuras de alma, nas quais a única coisa que ouvia de Deus era o silêncio ensurdecedor. 

Quantos de nós não passamos por uma “noite escura de alma”, quando absolutamente nada faz sentido e Deus continua em silêncio? 

Parece-me que o sorriso se foi, a vida já não é mais tão colorida e os sonhos, bem… Foram adiados ou nem ousamos tirá-los do papel, porque a alegria e a esperança parecem ter partido de nossas vidas. Mas para onde? Como nos perdemos em nossa jornada? 

Vivemos em um mundo – ou em um tempo, como queira chamar – onde o preto e o branco predominam. E quando isso acontece, morremos em vida. Aquela comida que tinha sabor já não tem mais, aquele sonho escrito em um papel continua somente lá. 

De alguma forma, deixamos de ser protagonistas e passamos a assistir à vida da arquibancada. Afinal, parece ser mais seguro e não precisamos experienciar um lugar de vulnerabilidade, que nos causa medo. 

Sempre comparo a vulnerabilidade com a seguinte frase: “Ser vulnerável é como emprestar um livro que você mais gosta a alguém e não fazer a mínima ideia de quando essa pessoa irá devolvê-la.”

Permitir-nos ser vulneráveis requer coragem para estar no meio da arena e não na arquibancada. Coragem para bancar o que vier – bom ou ruim. Você vai cair, vai se machucar, vai sangrar e vai chorar. Mas por outro lado, vai viver – de fato. Afinal, nada dura para sempre. Noites escuras de alma também não. 

Se você está passando por uma noite escura de alma, creia que vai passar. Para tornar o nosso sofrimento, no mínimo, suportável e para dar sentido a esse momento, precisamos acreditar em algo maior. Sem esquecer que: para tudo há um propósito. Para tudo há as mãos de Deus sobre nós. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.