Oportunidade é o que todo mundo precisa

Oportunidade é o que todo mundo precisa

Animada, a paranaense Célia Cidreira Rodrigues, que passou anos em situação de rua, chega ao trabalho contando que no dia seguinte vai começar a morar em uma casa. Ela faz parte do programa Supera, ligado à Universidade Livre para a Eficiência Humana (Unilehu), sediada em Curitiba (PR), que atua na transformação social a partir de capacitação, produção e geração de renda. Por meio de suas ações voltadas ao trabalho, a ideia promove a inclusão de pessoas com deficiência e/ou em situação de vulnerabilidade social. 

Há um mês fazendo parte do programa, Célia é um exemplo de que todos as pessoas precisam de oportunidade e merecem novas chances.

“Me tornei mãe há quatro meses e tive a força que precisava para lutar por um trabalho e vida digna, como tanto peço a Deus. Quero produzir bastante aqui, aprender e pode sempre melhorar de vida pela minha bebê e também por mim”, conta.

A falta de oportunidade e condições de vida dignas em seu país, o Haiti, trouxe Octavius Ottilus ao Brasil. Ele, que fala francês, espanhol e agora português, viu na chance de capacitação uma maneira de se inserir no mercado de trabalho. “Eu gosto do Brasil. Quero conseguir trazer minha esposa e meus filhos para a gente viver aqui, trabalhar, estudar”, torce Octavius. 

Regina Mara Araújo estava há anos sem conseguir acompanhar o mercado, embora costure desde cedo. Com o programa, ganhou novo ânimo e observa que o trabalho faz bem tanto para ajudar financeiramente quanto para a sua saúde emocional.

“Eu me sinto mais viva e útil. Antes ficava em casa cuidando dos netos ou deitava para ver TV. Aqui, convivo com pessoas com histórias diferentes, cada um com sua luta de todo dia. Vou até aprender francês com o Octávio”, comemora Regina.

Capacitação e geração de renda

O Supera oferece cursos de costura básica/pesada, estamparia e artesanato. Os alunos já passam a produzir auxiliados pelos instrutores e recebem assistência social, jurídica e psicológica da instituição. O resultado são produtos práticos e úteis para o dia a dia, com designs bem trabalhados e, um dos pontos mais importantes, feitos a partir de materiais que iriam para o lixo. 

A matéria-prima chega por meio de doações de tecidos, material de costura e principalmente banners publicitários já usados e que seriam descartados. Tudo isso se transforma em bolsas dos mais variados modelos, capas para cadernos e computadores, coolers, organizadores, utensílios de papelaria, entre outras possibilidades criativas.

A ideia é que os praticantes passem até 1 ano no programa, mas que sejam inseridos no mercado de trabalho o mais rápido possível.

“Essas pessoas precisam de oportunidade. Aqui, vemos como elas realmente modificam suas realidades pelas atividades de geração de renda. Bom exemplo é um grupo de 60 imigrantes haitianos que já tem 59 pessoas encaminhadas a empresas”, comemora Maria Eugênia Crialezi, colaboradora do Supera.

Além da linha chamada de EcoBanner, o programa também desenvolve linhas personalizadas para datas comemorativas, série de produtos para carros, camisetas com temas de inclusão e empoderamento. Quem quiser contribuir pode doar material e, claro, conhecer os produtos que reúnem sentimento e ações baseadas em igualdade, inclusão, sustentabilidade e oportunidades.

Conheça o trabalho aqui.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.