Os bebês da pandemia e as dificuldades de aprendizado

Os bebês da pandemia e as dificuldades de aprendizado

Depois de dois anos em isolamento ou distanciamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, o mundo mudou muito. Práticas sociais, atividades do dia a dia e cuidados com a saúde física e mental são alguns dos exemplos de mudanças mais perceptíveis. 

No entanto, algumas outras sequelas da pandemia, não tão visíveis, passam a fazer parte do cotidiano das pessoas. Isso é o que mostrou uma pesquisa da Universidade de Columbia (Estados Unidos), realizada durante o ano de 2020 com mais de 200 bebês. 

Os pesquisadores perceberam que os bebês que nasceram no primeiro ano da pandemia tiveram notas menores que a de outros bebês que nasceram em período fora da pandemia em testes de desenvolvimento de habilidades sociais e motoras. 

Os resultados apontam ainda que muitas das mães dessas crianças não tiveram a doença, mas por conta do estresse e da ansiedade provocadas pelo medo da pandemia, transferiram emoções negativas ao feto. Entre os principais problemas estão o desenvolvimento da comunicação, resolução de problemas e habilidades sociais e algumas questões motoras. 

 

Um problema de todos?

Se seu filho nasceu no período da pandemia não precisa se preocupar muito. Nem todas as crianças nascidas nos últimos dois anos registram esse déficit. O que os cientistas demonstram com a pesquisa é que o resultado aponta uma tendência, especialmente relacionada ao medo e a insegurança durante a gestação. 

Apesar disso, é preciso manter a atenção com as crianças, afinal de contas, elas vivenciaram a experiência de uma pandemia global e foram afastadas do convívio e da socialização. 

Os pesquisadores da Universidade destacam também que os governos precisarão redobrar a atenção com as pessoas. Isso porque, essa dificuldade apontada com os bebês pode impactar na saúde pública a curto prazo também com outros públicos, como adolescentes, adultos e idosos.

Outro ponto apresentado é que os bebês e crianças nascidos durante a pandemia precisam ser estimulados e inseridos na trajetória de desenvolvimento ideal para suas faixas etárias.  

 

Aumento no consumo de telas

Outra pesquisa, desta vez feita por pesquisadores da Universidade de Göttingen, na Alemanha, em parceria com o Instituto Max Plank (HOlanda) e a Universidade de Ciências Aplicadas e Artes da Suíça Ocidental avaliou o consumo de telas durante o período e comprovou um aumento no tempo das crianças em frente a celulares, tablets e computadores. 

Como já esperado, houve um aumento significativo no consumo de telas no período. O motivo principal foi porque em lockdown, as famílias precisavam conciliar o trabalho em casa com as atividades das crianças. Além disso, muitas das atividades cotidianas eram feitas pelas telas, incluindo escola e conversa com amigos e familiares. 

A confirmação do aumento do consumo leva a uma resposta à pesquisa anterior, porque com menos interação social, há também uma impossibilidade de desenvolver melhor as habilidades motoras e sociais. 

Por exemplo, crianças deixaram de ir a parquinhos e eventos, como festinhas, e isso pode ter sido determinante quando se trata do desenvolvimento social infantil. 

 

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Comentários

  • Muito bom, é bom saber sobre isto!
    Ache muito interessante saber sobre está causa dos bebês nas cidos durante a bandemia.

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