Papa Francisco convoca dia de jejum e oração pela paz em 27 de outubro

Papa Francisco convoca dia de jejum e oração pela paz em 27 de outubro

Em um mundo marcado por conflitos contínuos e sofrimento, o Papa Francisco lançou um apelo à paz. O Pontífice, defensor do diálogo e da reconciliação, tem expressado suas profundas preocupações com as tensões na Terra Santa e além.

Após seu discurso na Audiência Geral, Papa Francisco convocou um dia de jejum e oração para 27 de outubro e pediu que pessoas de várias fés e denominações se unam em uma súplica coletiva pela paz.

Durante seu discurso recente, ele mencionou que seus pensamentos estão com a situação em andamento na Palestina e em Israel. Com um coração pesado, o Papa implorou a todas as pessoas que tomem uma posição, dizendo:

“Peço aos fiéis que escolham apenas um lado neste conflito: o lado da paz.”

Ele enfatizou que a guerra, longe de ser uma solução, apenas semeia a morte e a destruição, fomenta o ódio e alimenta um ciclo interminável de vingança.

Dia de jejum e oração pela paz

Para atender à urgente necessidade de paz, Papa Francisco declarou 27 de outubro como um dia de jejum e oração. Seu convite se estende a pessoas de várias denominações cristãs, pessoas de outras fés e todos aqueles comprometidos com a causa da paz. O Papa incentiva os participantes a escolherem como desejam observar este dia de penitência.

O apelo do Papa Francisco pela paz se estende a todas as igrejas. Em 27 de outubro, às 18h, horário de Roma, será realizada uma hora especial de oração pela paz na Praça de São Pedro.

Apesar do apelo global pela paz, a dura realidade do conflito em curso entre Israel e Palestina persiste. Eventos trágicos, como o bombardeio do Hospital Batista Al-Ahli Arabi em Gaza, deixaram centenas de vítimas. As imagens de crianças mortas ou em desespero pelos ataques têm circulado e comovido o planeta.

Como fazer jejum

Padre Reginaldo Manzotti, colunista do IDe+ e fundador da Obra Evangelizar, explica sobre o jejum que verdadeiramente agrada a Deus. Segundo o Sacerdote, muito se fala em jejum “detox” ou jejum intermitente, que não têm nenhum valor espiritual. De acordo com o entendimento da Igreja, podem e devem fazer jejum todos os católicos maiores de 16 anos até terem um dia antes de completar sessenta anos de idade.

No jejum da Igreja, de acordo com o Código de Direito Canônico (Cân. 1252), o recomendado é  escolher uma refeição para fazer e não se alimentar nas outras duas ou fazer apenas uma pequeno lanche. Porém, se a pessoa tiver dificuldades e vier a passar mal, então, poderá fazer uma outra refeição.

Jesus disse que há certos pedidos e certas orações que só conseguiremos se somados a jejum e penitência (cf. Mt 17,20). “Jejuar e orar nos ensinam a confiar mais em Deus e no seu auxílio, bem como vencer as batalhas espirituais”, escreveu Padre Reginaldo.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Obrigada pela notícia, IDe+. Vou rezar um terço pela paz do Oriente Médio e da Terra Santa nesse dia. Precisamos rezar também pela paz nas escolas. É triste, mas ocorreu mais um ataque em escola essa semana.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.