Destino de milhões de fiéis todos os anos, que tem como reitor o Padre Reginaldo Manzotti e sede da Associação Evangelizar É Preciso, o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe é um templo de fé e renovação de esperanças. Todos os dias, a frase “graça alcançada, graça testemunhada” é um sinal para a partilha de exemplos de transformações de vidas e leva esse mesmo bom sentimento ao próximo.
A história desse local tão importante para católicos de diversos países começou há muito tempo. Em 1952, durante as comemorações do 1º centenário de Emancipação Política do Paraná, a Prefeitura de Curitiba concedeu uma parte da Praça Senador Correa ao Arcebispado de Curitiba para a construção de um templo dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe. O então Arcebispo Dom Manoel da Silveira Delbhoux deu início ao projeto.
A Pedra Fundamental foi lançada em novembro de 1952 e, sob a orientação do Cônego Bernardo José Krasinski, a igreja provisória de madeira foi construída. Posteriormente, foi doada para erguer a Igreja de Vila Nossa Senhora da Luz. Em janeiro de 1955, com a posse do 1º pároco, Cônego Bernardo José Krasinski, a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe foi inaugurada como a 19ª Paróquia de Curitiba.
Ao longo dos anos, a devoção cresceu. A inauguração do novo Templo dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe aconteceu em julho de 1967, com capacidade para 1200 pessoas. Diversos párocos assumiram a missão de liderar a comunidade, realizaram reformas e expandiram as atividades.
Foi em 07 de dezembro de 2012 que aconteceu a elevação à condição de Santuário. A celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, e concelebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti, pároco-reitor do Santuário, oficializou o reconhecimento como local de peregrinação e devoção a Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas.
Desde então, o Santuário tem sido um local de encontro e fé para milhares de fiéis. O Ano Jubilar entre 2014 e 2015 marcou seus 60 anos, com indulgências concedidas pelo Papa Francisco e uma série de celebrações solenes ao longo do ano, que reafirmaram o compromisso com a evangelização, celebração e acolhimento.
No Santuário de Nossa Senhora do Guadalupe, desde 2017 é realizada uma grande festa a Jesus das Santas Chagas, devoção da Obra Evangelizar. Em 2023, a festa aconteceu de 18 a 24 de setembro e contou com público recorde de 55 mil pessoas, de vários locais do Brasil e também do exterior.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.