Pastorais, movimentos e ministérios da Igreja: conheça suas diferenças e similaridades

Pastorais, movimentos e ministérios da Igreja: conheça suas diferenças e similaridades

Uma das missões mais nobres da Igreja Católica é a evangelização. Ou seja: a difusão da palavra de Deus entre os que ainda não a conhecem ou tiveram pouco contato com ela. Essa missão, apesar de ser a atribuição mais conhecida dos padres, não está restrita aos religiosos e pode ser realizada por pessoas comuns.

A evangelização feita por leigos pode ocorrer por meio de pastorais, movimentos e ministérios, com características próprias, que a diferenciam entre si, mas que possuem o mesmo compromisso de propagar a palavra de Deus e de auxiliar párocos e paroquias.

Uma pastoral é toda atividade indispensável para que a Igreja cumpra a sua finalidade. O próprio nome vem de “pastor” e remete às práticas de Jesus Cristo em levar adiante a sua palavra. Trata-se de um serviço, uma ação, um trabalho desenvolvido em nome da fé.

Como explica Padre José Neto, é um trabalho organizado e dirigido pela Diocese e pela paróquia para atender determinada situação, com um objetivo específico. A pastoral mais famosa do Brasil é a da Criança. A organização de ação social vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem o propósito de assistir crianças entre zero e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade.

Os movimentos, por sua vez, como explica Padre José Neto, são externos à Igreja, mas atuam dentro das paróquias e possuem carisma próprio. Carisma, vale lembrar, são dons do Espírito Santo para o serviço da comunidade, edificação dos fiéis e conversão dos que não creem, conforme 1 Coríntios 12,7.

“Não são atividades indispensáveis para que a Igreja cumpra a sua finalidade, porém, todo movimento bem realizado tem grande valor para a Igreja. Sua origem e estrutura parte geralmente de um fundador, que dá as coordenadas para que esse movimento exista, sem vínculo com a paróquia ou a Diocese”, explica o religioso.

Dentre os mais famosos, destacam-se a Renovação Cristã, Vicentinos e Legião de Maria.

Há ainda os ministérios, que se referem aos dons de Deus para o serviço da comunidade, como por exemplo o Ministério da Palavra, o Ministério de Música e os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Seu significado está atrelado à palavra “servir” e pode ser entendido como uma missão ministerial, divina, oficializada pela hierarquia da Igreja.

As três possibilidades indicam caminhos diferentes, mas o destino é um só: a evangelização. Pastorais, movimentos e ministérios podem até apresentar formatos quanto À sua formação e práticas, mas a difusão da palavra de Deus é não apenas o que os une, mas também o que legitima a sua existência.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.