Ao rezar o Pai Nosso, dizemos: “Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu”.
A oração explicita que a vontade de Deus será cumprida por quem acredita nEle, e que pedimos sempre que a Sua vontade se sobressaia a de todos nós.
Mesmo assim, em alguns momentos da vida, questionamos os caminhos e as lutas encontradas. Diante de muitas dificuldades, algumas pessoas insistem em culpar a Deus.
Ao olhar para a Palavra Sagrada, percebemos, no entanto, que foi pela vontade de Deus que Davi se tornou um grande guerreiro e venceu Golias. Pela vontade do Senhor, Moisés levou o povo para a Terra Prometida, tocou o mar e ele se abriu e ao tocar uma rocha, dela saiu água. Esses são alguns dos exemplos que demonstram como fazer a vontade de Deus é a maior graça que o ser humano pode encontrar.
Exemplos como esses aparecem com frequência na Bíblia, especialmente para demonstrar a importância de cumprir os propósitos divinos e nos ensinar muito.
O missionário Ironi Spuldaro explica que, ao cumprirmos as vontades de Deus diante de todos os desafios, estamos nos unindo aos Seus propósitos e cumprindo nossa própria missão.
“Jesus nos ensinou a cumprir as vontades do Pai, porque esse é o melhor caminho. É o caminho da benção e da graça. Nós, sempre que estivermos sujeitos e submissos à vontade de Deus, sempre teremos graça, paz, milagre e libertação”.
É como no Evangelho de João 4, 34, que diz: “A minha comida — disse Jesus — é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar o trabalho que ele me deu para fazer.”
A passagem faz essa reflexão de como é importante seguir no trabalho que Deus nos enviou e cumprir a vontade dEle para nós mesmos.
Ironi encontra o Papa – Foto divulgação
“Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu (Mateus 7,21).
Ironi explica que para entender as vontades de Deus precisamos de oração. Orar sem cessar, porque uma vida de oração é uma vida mais plena e completa.
“Temos 5 chaves secretas para fazer a vontade de Deus, sendo elas a oração, o rosário, a misericórdia, a Palavra de Deus e o jejum. Precisamos estar revestidos dessas armas espirituais, porque nosso inimigo é espiritual”.
Desse modo, a compreensão passa exatamente pela fidelidade a Deus e aos Seus comandos. Outra dica do missionário é participar da vida na Igreja, não faltar a Santa Missa, buscar a confissão, orar sempre.
“Orar com a palavra de Deus nos traz todas as respostas que precisamos. Se caminharmos em cima dessas pilastras, com Maria e os Sacramentos, teremos condições de saber o que é ou não a vontade de Deus”.
Nem sempre consegue-se compreender o que é a Palavra de Deus para nós. “A vontade, no entanto, sempre estará de acordo com o que Deus e Jesus nos ensinaram”, diz Ironi. Sendo assim, nada que for de Sua vontade estará longe da misericórdia e da salvação humana.
Uma dica do missionário é perguntar sempre antes de tomar a decisão: “Qual seria a atitude de Jesus diante desse fato ou acontecimento?”. A pergunta auxilia no entendimento sobre o olhar de Deus sobre nós e o nossopara Ele.
“Nos questionar sobre o que devemos fazer, como proceder, e conversar com Deus e o Espírito Santo sobre isso. Precisamos ter o discernimento de refletir diante das nossas próprias ações, sempre pedindo perdão se algo que fizemos não foi do agrado de Deus, por exemplo”.
Os seres humanos são templos do Espírito Santo. “Se caminharmos com a palavra, caminhamos com a luz do Espírito Santo. Assim, sabemos que ele nos iluminará e nos auxiliará a fazer a vontade de Deus”, confirma Ironi.
Para facilitar e nos auxiliar a cumprir as vontades de Deus, sempre devemos pedir perdão e conversar com o Espírito Santo. É ele quem revela as vontades e realiza as obras de Deus. Além disso, conforme acrescenta o Missionário, sob a luz do Espírito Santo devemos pedir e pensar sobre nossas atitudes e ações. As respostas certamente estarão na Palavra Sagrada.
“O Papa nos aconselha a dizer bom dia ao Espírito Santo todas as manhãs, perguntando a ele o que vamos fazer juntos hoje. Com ele devemos orar, pedir as armas, nos relacionar, conversar. Como resposta, receberemos a certeza de que Deus está conosco”.
Por fim, Ironi nos dá um conselho valioso para entender as vontades de Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.