Por que devemos pedir a Deus que seja feita a Sua vontade e não a nossa?

Por que devemos pedir a Deus que seja feita a Sua vontade e não a nossa?

Ao rezar o Pai Nosso, dizemos:  “Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o Vosso nome,  venha a nós o Vosso Reino,  seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu”. 

A oração explicita que a vontade de Deus será cumprida por quem acredita nEle, e que pedimos sempre que a Sua vontade se sobressaia a de todos nós. 

Mesmo assim, em alguns momentos da vida, questionamos os caminhos e as lutas encontradas. Diante de muitas dificuldades, algumas pessoas insistem em culpar a Deus. 

Ao olhar para a Palavra Sagrada, percebemos, no entanto, que foi pela vontade de Deus que Davi se tornou um grande guerreiro e venceu Golias. Pela vontade do Senhor, Moisés levou o povo para a Terra Prometida, tocou o mar e ele se abriu e ao tocar uma rocha, dela saiu água. Esses são alguns dos exemplos que demonstram como fazer a vontade de Deus é a maior graça que o ser humano pode encontrar. 

Exemplos como esses aparecem com frequência na Bíblia, especialmente para demonstrar a importância de cumprir os propósitos divinos e nos ensinar muito. 

 

Cumprir a vontade de Deus é a maior graça que o ser humano encontra

O missionário Ironi Spuldaro explica que, ao cumprirmos as vontades de Deus diante de todos os desafios, estamos nos unindo aos Seus propósitos e cumprindo nossa própria missão. 

“Jesus nos ensinou a cumprir as vontades do Pai, porque esse é o melhor caminho. É o caminho da benção e da graça. Nós, sempre que estivermos sujeitos e submissos à vontade de Deus, sempre teremos graça, paz, milagre e libertação”. 

É como no Evangelho de João 4, 34, que diz: “A minha comida — disse Jesus — é fazer a vontade daquele que me enviou e terminar o trabalho que ele me deu para fazer.”

A passagem faz essa reflexão de como é importante seguir no trabalho que Deus nos enviou e cumprir a vontade dEle para nós mesmos. 

Ironi encontra o Papa – Foto divulgação 

Como entender as vontades de Deus?

“Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu (Mateus 7,21).

Ironi explica que para entender as vontades de Deus precisamos de oração. Orar sem cessar, porque uma vida de oração é uma vida mais plena e completa.

 “Temos 5 chaves secretas para fazer a vontade de Deus, sendo elas a oração, o rosário, a misericórdia, a Palavra de Deus e o jejum. Precisamos estar revestidos dessas armas espirituais, porque nosso inimigo é espiritual”.

Desse modo, a compreensão passa exatamente pela fidelidade a Deus e aos Seus comandos.  Outra dica do missionário é participar da vida na Igreja, não faltar a Santa Missa, buscar a confissão, orar sempre. 

“Orar com a palavra de Deus nos traz todas as respostas que precisamos. Se caminharmos em cima dessas pilastras, com Maria e os Sacramentos, teremos condições de saber o que é ou não a vontade de Deus”. 

 

O que não é vontade de Deus?

Nem sempre consegue-se compreender o que é a Palavra de Deus para nós. “A vontade, no entanto, sempre estará de acordo com o que Deus e Jesus nos ensinaram”, diz Ironi. Sendo assim, nada que for de Sua vontade estará longe da misericórdia e da salvação humana.  

Uma dica do missionário é perguntar sempre antes de tomar a decisão: “Qual seria a atitude de Jesus diante desse fato ou acontecimento?”. A pergunta auxilia no entendimento sobre o olhar de Deus sobre nós e o nossopara Ele. 

“Nos questionar sobre o que devemos fazer, como proceder, e conversar com Deus e o Espírito Santo sobre isso. Precisamos ter o discernimento de refletir diante das nossas próprias ações, sempre pedindo perdão se algo que fizemos não foi do agrado de Deus, por exemplo”. 

O que devo fazer para cumprir as vontades de Deus?

Os seres humanos são templos do Espírito Santo.  “Se caminharmos com a palavra, caminhamos com a luz do Espírito Santo. Assim, sabemos que ele nos iluminará e nos auxiliará a fazer a vontade de Deus”, confirma Ironi.

Para facilitar e nos auxiliar a cumprir as vontades de Deus, sempre devemos pedir perdão e conversar com o Espírito Santo. É ele quem revela as vontades e realiza as obras de Deus. Além disso, conforme acrescenta o Missionário, sob a luz do Espírito Santo devemos pedir e pensar sobre nossas atitudes e ações. As respostas certamente estarão na Palavra Sagrada. 

“O Papa nos aconselha a dizer bom dia ao Espírito Santo todas as manhãs, perguntando a ele o que vamos fazer juntos hoje. Com ele devemos orar, pedir as armas, nos relacionar, conversar. Como resposta, receberemos a certeza de que Deus está conosco”. 

Por fim, Ironi nos dá um conselho valioso para entender as vontades de Deus.

“Lutar sempre, desistir jamais. Orar sempre, murmurar nunca”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • MARIALVO PEREIRA LOPES
    aprendi muito com o esclarecimento deste texto. conteúdo muito bom. passei por muitas lutas e venci porque Deus sempre esteve comigo.
  • Tânia
    Achei o conteúdo maravilhoso, muito bom. Obrigada.
  • Paulo Fernando de Freitas
    eu achei muito importante eu quero aprender cada dia mais
  • Cicero Luiz Almeida Silva
    Deus é maravilhoso sempre já passei por muitas lutas e venci todas porque Deus sempre esteve comigo
  • Carlos Alberto Tomas lpes
    Amei
  • Éric
    Ótimo muito bom ajuda várias pessoas a saber sobre o amor de Deus a nós e o que jamais faremos 🙏🙏🙏
  • Terezinha Braz
    Maravilhoso, o exemplo de dar bom dia ao espírito santo, gratificante acorda e ter o previlegio, de saber que podemos esta com o pai Celeste amém .
  • Terezinha Braz
    Maravilhoso, o exemplo de dar bom dia ao espírito santo, gratificante acorda e ter o previlegio, de saber que podemos esta com o pai Celeste amém
  • Maria Auxiliadora Campos de Figueiredo
    Maravilhoso , sempre devemos deixar Deus agir em nossas vidas. Pedindo sempre o Espírito Santo nos guiar todos os dias. Obrigada por nos orientar 🙏👏👏👏👏
  • Romana Pereira Salgado
    Esse conteúdo oara mim foi incrível. É o alicerce da nossa vida de fé : oração. Rosário, jejum, Palavra de Deus. Acordar pedindo ao Espírito Santo as orientações do dia ou o que podemos realizar juntos, para mim foi inédito. Gratidão Ironi, amei seu encontro e diálogo com o Santo Padre.
  • Elenice Fracaro
    Muito importante cada vez mais precisamos está perto de Deus e nunca desistir por mais difícil q pensamos 🙏🙏
  • Muito importante cada vez mais precisamos está perto de Deus e nunca desistir por mais difícil q pensamos 🙏🙏
  • Adriana Rodrigues
    Muito edificante para nossa vida principalmente para minha ...
  • Tatyana Casarino
    Muito legal o texto. Não sabia da recomendação do Papa para todas as manhãs. Se o nosso livre-arbítrio estiver alinhado com a justiça de Deus, então seremos verdadeiramente livres e justos em nossas decisões. Deus também ilumina a nossa inteligência e arbítrio. O Espírito Santo nos dá discernimento para que sejamos justo com o próximo e também conosco. Admiro o Ironi. Parabéns, IDe+.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.