Quais são e o que dizem as Epístolas Paulinas?

Quais são e o que dizem as Epístolas Paulinas?

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, não sou nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, de nada valeria! O amor é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. O amor não é orgulhoso. Não é arrogante” (I Coríntios, 13).

Provavelmente, você já leu esse texto ou parte dele. Muito famoso, costuma estar presente em celebrações como do Sacramento do Casamento devido à forma como explica o amor. Esse é um exemplo do que está entre as Epístolas Paulinas, também conhecidas como Cartas de Paulo, contidas no Novo Testamento.

Com o nome de Paulo como a primeira palavra de cada uma dessas cartas, elas reivindicam a autoria do apóstolo, que após sua conversão, dedicou-se a pregar e escrever para as comunidades cristãs que visitava.

São 13 os livros que compõem as Epístolas Paulinas: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemom. Essas cartas, algumas das mais antigas existentes no cristianismo, trazem reflexões, ensinamentos, registros históricos e verdadeiros conselhos sobre o comportamento esperado pelo Senhor, como neste exemplo:

“Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, deem ânimo ao coração de vocês e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras” (2 Tessalonicenses 2,16-17).

Classificação e conteúdo

As cartas de São Paulo são classificadas em quatro categorias com base em seu conteúdo ou ocasião de escrita:

  • Cartas Escatológicas: 1 e 2 Tessalonicenses.
  • Cartas Soteriológicas: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas.
  • Cartas da Prisão: Efésios, Filipenses, Colossenses, Filemom.
  • Cartas Pastorais: 1 e 2 Timóteo, Tito (sendo 2 Timóteo possivelmente escrita durante o período de prisão).

Cronologia das epístolas

Determinar a cronologia exata das Epístolas de Paulo não é fácil, mas uma comparação entre os eventos narrados no livro de Atos dos Apóstolos e as cartas fornece uma visão geral. Por exemplo:

  • Gálatas: escrita após a primeira viagem missionária de Paulo.
  • 1 e 2 Tessalonicenses: durante a segunda viagem missionária (50-52 d.C.).
  • 1 Coríntios: escrita durante a estadia prolongada em Éfeso.
  • Romanos: possivelmente escrita de Corinto, durante a terceira viagem missionária.

Embora São Paulo tenha escrito muitas cartas, algumas foram perdidas ao longo do tempo. Ele menciona uma carta aos laodicenses (Colossenses 4,16) e outra aos coríntios antes de 1 Coríntios (1 Coríntios 5,9).

A vida de São Paulo

Seu nome de batismo era Saulo de Tarso. Grande estudioso da religião judaica, antes de se converter ele perseguia os cristãos. Durante uma viagem para Damasco, uma luz muito forte iluminou seus olhos e, naquele momento, ele ouviu a voz de Jesus que o questionou sobre as perseguições. Esse acontecimento o fez ficar três dias cego, rezando sem parar.

Saulo recuperou a visão após um discípulo chamado Ananias ter recebido do Senhor a missão de ajudá-lo por meio de um milagre. Após isso, Saulo se converteu ao cristianismo, foi batizado e recebeu o nome de Paulo.

Depois de se converter e pregar em Damasco por um tempo, ele se retirou por três anos na Arábia e, em seguida, decidiu ser missionário para levar o Evangelho de Jesus Cristo por diversos lugares: Tarso, Antioquia, Roma, Alexandria, Macedônia, Acaia, Filipos, Atenas e Corinto.

Por volta de 54 d.C., Paulo fundou a comunidade de Éfeso, formada pelos cristãos mais humildes da região de Corinto. E foi lá que ele escreveu a Primeira Carta aos Coríntios, uma de suas 13 epístolas que estão no Novo Testamento da Bíblia.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.