Saiba como preparar um altar de orações na sua casa

Saiba como preparar um altar de orações na sua casa

Muitas pessoas rezam mais e melhor quando têm em casa um lugar especial para as práticas de devoção e oração. Ele nos transmite fé e contribui muito com uma rotina de oração, pois ajuda a disciplinar e conectar.

Por isso, o IDe+ preparou 10 dicas de como preparar o seu próprio altar com muito amor, carinho e sabedoria.

  1. Tenha simplicidade

Deus é simples e é assim que Jesus se apresentou aos homens pela primeira vez: em um lugar muito humilde, em uma manjedoura com palhas secas. Claro que seu altar pode ter mais do que palhas secas, mas o objetivo é sempre manter a simplicidade, seja com pouco, seja com muitos recursos.

2. Não precisa de excessos

Além da simplicidade, seu altar também pode ser sóbrio. Uma dica é evitar cobri-lo com tecidos que tenham muitas estampas ou que sejam muito coloridos. Isso ajuda a concentração.

3. Use imagens ou ícones

Você pode colocar sobre o altar imagens de sua devoção, como o ícone de Jesus das Santas Chagas, a imagem de Nossa Senhora do Carmo, de São Padre Pio de Pietrelcina, de São José, entre outras. Se possível, sempre coloque as de Jesus no centro ou em destaque, pois Ele é Deus e merece as primeiras honras em todas as circunstâncias.

4. Leia a Bíblia

Nas nossas igrejas existe um altar apenas para a Palavra de Deus, que é de onde são realizadas as leituras em cada Santa Missa. Da mesma forma, a Bíblia também pode compor o seu altar em casa, como uma forma de lhe recordar que sempre poderá ler o que Deus tem para dizer diariamente.

5. Use sacramentais

São símbolos que despertam o amor e a fé, como o crucifixo, o terço, as medalhas, a água benta, o sal bento. Uma sugestão é que tenha um recipiente com um pouco de água benta, por exemplo, e sempre que for fazer suas orações, ao acordar ou ao se recolher, use-a para se benzer e benzer sua família.

6. Tenha um crucifixo

Ter um crucifixo em casa, principalmente num altar, significa que aquela pessoa ou família professa a fé cristã, pois foi na cruz que Jesus nos amou, e nela se revela o mistério da nossa salvação. É o maior sinal que um cristão pode possuir, não apenas para pedir proteção, mas para lembrar a todo momento o quanto Deus nos ama e deseja nosso bem.

7. Use flores

Nada impede que se tenha um pouco de flores no altar. Os períodos ideais para usá-las, no entanto, são durante as semanas litúrgicas do Natal, da Páscoa, no Tempo Comum, nas festas e solenidades de Jesus e de Nossa Senhora ou dos santos de devoção local. No período quaresmal, de Advento e em Finados, a sugestão é que se troquem as flores por outros símbolos que expressem penitência e conversão.

8. Prudência com as velas

As velas representam nossas almas que queimam de amor diante de Deus e seu uso nos ajuda a nos focar mais nos momentos de oração. No entanto, se possível as velas devem ser acesas em recipientes seguros, longe de cortinas, tecidos, tapetes, papéis ou qualquer coisa que possa gerar risco de incêndio.

9. Coloque-o em um lugar de honra

Devemos preparar nosso altar no melhor local da casa, em um local de honra, bem iluminado e à vista de todos. Esse gesto representa o lugar que Deus deve ter em nosso coração, ou seja, o primeiro e o mais importante.

10. Evite misturar as coisas

O altar é um local para se honrar a Deus e, para manter a sua dignidade e sentido, é bom evitar colocar sobre ele objetos alheios à fé, como o controle remoto da TV, aparelhos eletrônicos, ferramentas etc. Já alguns tipos de objetos esotéricos são ofensivos a Deus e não fazem parte da fé cristã, como aqueles que supostamente atraem bons fluídos ou energias positivas, objetos da sorte, talismãs, pêndulos, cristais, incensos que não sejam de uso litúrgico, entre outros.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • LIBÂNIA Brígida Coutinho Alves Rios
    Bom,esclarecedor.
  • Joelma Maria Gomes
    Me ajudo muito eu estava fazendo coisas errada sem saber agora eu estou sabendo o que pode é o que não pode
  • Maria Darilene Silva
    Achei muito importante a tempos venho querendo fase meu altarzinho mais não tinha ideia de como seria.agora com essas dicas já sei como vou fazer.
  • Fabiane
    Gostei de mais vou refazer o altar de minha casa pois vi que tem coisa errada nele muito obrigada pelas dicas
  • Odete Giacomin Cenci
    A gostei muito disso já estava no meu projeto fazer um altar foi fazer a dica foi muito bem vinda amém 🙏🙏🙌
  • Nice
    Por favor aonde está escrito na bíblia que tem que colocar velas, crusifixo ect.. Essa resposta para mim que eu já disse isso é mentirosa, é a primeira vez que deixo meu comentário...
  • Nice
    Por favor aonde está escrito na bíblia que tem que colocar velas, crusifixo ect.. Essa resposta para mim que eu já disse isso é mentirosa, é a primeira vez que deixo meu comentário...
  • Nice
    Por favor aonde está escrito na bíblia que tem que colocar velas, crusifixo ect..
  • Muito rico
    Mandar sempre estes conteúdos para melhor entender a vida cristã
  • Roseli Correa Sidre
    Obrigada por tantos conhecimentos
  • Roseli Correa Sidre
    Bom dia 🌹 Feliz Achei muito útil, tenho o altar e sempre colocava Nossa Senhora no meio , mas agora está no centro Nosso Senhor Jesus Cristo..... Obrigada por tantos ensinamentos....vou compartilhar na minha catequese.. Tenham um lindo dia 🌹
  • Daniele
    A dica foi muito boa, já estou montando o meu altar, quero fazer tudo certo, estou aprendendo muito com o Padre Reginaldo.
  • Mariza
    muito boas as dicas, no meu só faltava o crucifixo, mas ja encomendei na loja virtual do padre, agradeço por tudo.
  • Maria Goretti de Carvalho Costa
    Foi muito bom, irei melhorar o meu altarzinho depois da leitura
  • Cleuseni Aparecida do Nascimento
    Ótima experiência a gente não sabe como preparar o altar em casa por ex eu tenho em casa Meus altar um na minha cozinha e outro no meu quarto mas acho que agora vou saber fazer mais certinho obrigada por colocarem essas maravilhas na nossas vidas
  • heloisa pereira
    achei muito bom pq tenho uma capelinha que eu fiz na minha casa e agora vou alganisa
  • Izildinha
    Fabuloso. Tenho um altar em casa. Bem simples e amo muito. ❤️
  • Gilson Soares Lins
    Muito boa dica, gostei, vou preparar meu altar.
  • CÉLIA FEITOSA
    Conteúdo maravilhoso, que serve para nós instruir sobre nossa fé. Deus abençoe!!! 🙏
  • Dione
    Dica perfeita vou fazer alta na minha csaa
  • Dione
    Amei dica cou fazer altar pra senhor
  • Ana Pinho
    Adorei as dicas. Vou arrumar o meu altar com a.or.
  • Cassia
    Adorei as dicas, fiz meu altar na entrada de minha casa. Ficou lindo, quem chega ja tem as honras de Nosso Senhor. Minha casa sempre servira ao senhor.
  • guajarina
    ótima informação, meu altar é muito simples, mais nem caixa de fosforo não deixo no altar.
  • Maria Aparecida
    Adorei as dicas Eu tenho meu altar,mas não sabia e estava certo agora já sei o erro e vou mudar Obrigada
  • Alessandra Gomes
    Gostei muito da dica.Agora já sei fazer um altar de orações da maneira correta.
  • Taís da Silva Souza
    Que dicas maravilhosas ,muito bom. Deus abençoe Edifica ainda muito mais a nossa fé.
  • Maria de Lourdes Soares Fernandes
    Amei, precisa dessa ajuda pois vou fazer o meu altar aqui em casa, e pretendo fazê-lo, conforme as instruções. Muitíssimo obrigado ❤️
  • Luciana Morais
    Amei esse conteúdo, muito importante para nos ajudar a arrumar o altar com respeito ,dedicação, e amor. Muito obrigado por nos proporcionar conteúdo edificante... Amém 🙏 Deus abençoe.
  • Maria luzimar
    Que edificante tem um sonho de fazer um altar na minha casa e essa dica me ajudou muito por enquanto tem um cantinho onde tenho jesus nossa senhora e são pq não tenho espaço e onde mora não é meu mas se Deus quiser e a providência de são José um dia vou conseguir minha casa própria 🙏🏻🙌
  • Ivone
    Gostei pois eu já estava pensando em fazer meu altar
  • Muito importante
  • Fagner oliveira dos Santos
    Gostei muito um ecimamemto muito importante pra nossa vida e nosso dia a dia.
  • simone
    Gostei muito!!!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.