Santa Mônica e Santo Agostinho: mãe e filho nos ensinam sobre a fé

Santa Mônica e Santo Agostinho: mãe e filho nos ensinam sobre a fé

Celebramos nesta semana Santa Mônica e Santo Agostinho, mãe e filho que muito podem nos ensinar para o crescimento da nossa fé. Mônica, durante muitos anos, rezou pela conversão de Agostinho, que depois se tornou Bispo e doutor da Igreja, escreveu:

“Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”.

Nessa frase de Santo Agostinho, está a missão de cada pai, de cada mãe: gerar também para a graça. Segundo o Catecismo da Igreja Católica: “O papel dos pais na educação dos filhos é tão importante que é quase impossível substituí-los” (CIC 2221). E ainda na Exortação Apostólica Familiaris Consortio, São João Paulo II nos diz: “O direito e o dever de educação são primordiais e inalienáveis para os pais” (FC 36).

Santa Mônica nos ensina a nunca desistir dos filhos. Ela era uma cristã exemplar que se preocupava com a conversão de sua família. Por isso, se consumiu na oração pelo esposo e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e na imoralidade.

Mesmo sem ver no horizonte uma melhora, Santa Mônica intensificou suas orações e súplicas para ver a conversão de seu filho. Certo dia, ouviu de um bispo a seguinte revelação: “Continue a rezar, pois é impossível que se perca um filho de tantas lágrimas”. E aqui fica claro porque ela é um exemplo para todos nós. Devemos sempre perseverar na oração confiando que Deus nos ama e quer o melhor para nós.

Nunca desistir

Com Santa Mônica, também aprendemos a nunca desistir da conversão do próximo. Com Santo Agostinho, aprendemos que nunca devemos desistir da nossa própria conversão. Como Agostinho, creio que quase todos nós temos um passado do qual não nos orgulhamos muito. Situações que preferíamos apagar de nossa história.

Ouço muitas partilhas de pessoas que estão presas a um passado, um erro que cometeram e não conseguem viver o presente e nem planejar um futuro. Muitas vezes, utilizam esse erro como um escudo, excluindo uma possibilidade de mudança. O famoso: “Eu sou assim e vou morrer assim”. Essa desculpa faz o passado limitar o nosso futuro.

Então olhamos para Agostinho e seu exame de consciência, no livro Confissões, e observamos que nunca é tarde demais para mudar e começar a ser a pessoa que Deus quer que sejamos. Hoje, conhecemos Agostinho como santo e isso pode nos induzir a relativizar o seu passado. Mas, é preciso saber quem ele era antes de se decidir a mudar e perceber que a santidade está ao alcance de todos, porque a misericórdia de Deus é infinita.

Que Deus nos dê a graça da consciência dos nossos pecados e nos deixemos alcançar pela Misericórdia Divina.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Valquiria
    Conteúdo maravilhoso e bem explicado eu sou fã de santa monica e santo Agostinho . Minha ceb da paróquia São José operário de umuamara se chama ceb Santo Agostinho.
  • Maria Alice de Souza Chaves
    como fazo para participar de grupo
  • Florinda
    Eu achei este ensinamentos muito bom para a nossa fé. Eu sou uma mãe que perdi Alegria por causa dum comportamento desviante que meu filho leva. Um filho que sofri tanto na sua gestão, que sempre era violentada pelo seu pai que até no setimo mês gestational me bateu até desmaiar, foi socorrida por vizinhas , por motivos de frequentar uma formação, sai de casa tive meu filho no sofrimento continuei a formação até terminar. Eduquei o meu filho ate terminar a faculdade. Teve o primeiro emprego, depois perdeu, aparir dai se pôs na vida de drogas, tentou suicídio muitas vezes, ameaça as irmãs, toda família até promete matar, por lhe repreender abandonou a casa e vive numa parte incerta. Passo noites em branco, pedindo a Deus e a Santa Mónica para me ajudar a recuperar o meu filho, sair da escuridão e seguir o exemplo do santo Agostinho, para ele se converter e conseguir um emprego para se ocupar. Tenho fé poque para Deus nada é impossível, deixo tudo nas mãos do senhor. Peço a santa Mónica que se dedicou em orações durante 21 anos , com rio na sua cara porcausa das suas lágrimas e hoje suplicamos os seus nomes , interceda por mim e a minha família. .
  • Peço pelo meu filho tbm , que se encontra detido na fundação que santa Mônica me ajude na sua conversão 🙏🏻🙌🏻😭
  • Jacinta da silva
    Quero pedir pelo meu filho me ajude Santa Monicapeco orações amem
  • Jacinta da silva
    Quero pedir pelo meu filho me ajude Santa Monica
  • Gosto muito de Santa Mónica e Santo Agostinho e peço-lhes interseção por tenho um filho que me tem dado muitas preocupações edesgostos …
  • Valéria
    Estimulante ,inspirador nós anima a ter mas confiança e nós alicerça na fé e na esperança de alcançar a nossa verdadeira conversão e a conversão da nossa família é só perceverando em oração que alcançamos a graça. Amém
  • Maravilhoso ver a dedicação de Santa Mônica com seus filhos, isso prova que temos que ter paciência em nossas vidas com nossos filhos também! Santa Mônica rogai por nós!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.