Quando se fala em Santas do Brasil, é comum lembrar de Santa Dulce dos Pobres, canonizada em 2019. Muita gente se surpreende ao descobrir que a primeira Santa associada ao Brasil, na verdade, nasceu na Itália: Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, canonizada por São João Paulo II em 2002.
Apesar de ser italiana de nascimento, ela é considerada por muitos como a primeira santa brasileira. E há boas razões para isso. Conheça essa história!
Santa Paulina nasceu em 16 de dezembro de 1865, na cidade de Vigolo Vattaro, na região de Trento, no norte da Itália. Seu nome de batismo era Amabile Lucia Visintainer. Aos 10 anos, em 1875, emigrou com a família para o Brasil, como parte de um grande movimento de colonos italianos que buscavam melhores condições de vida nas Américas.
A família se estabeleceu em Nova Trento (SC), localidade que ainda hoje preserva a memória da santa com muito carinho e devoção. Foi nesse solo brasileiro que Amabile cresceu, amadureceu na fé e viveu uma vida de entrega a Deus.
Aos 25 anos, Amabile, junto de uma amiga, começou a cuidar de uma doente em situação de extrema pobreza e ali aconteceu oi o início de sua vocação religiosa. Com o tempo, esse gesto deu origem à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, que é a primeira congregação religiosa feminina fundada no Brasil, em 1895.
Ao professar seus votos, passou a se chamar Irmã Paulina. Viveu com simplicidade, humildade e dedicação e se dedicou especialmente ao serviço pelos pobres, doentes e marginalizados. Passou por provações, foi afastada da liderança da congregação, mas nunca perdeu a fé e o espírito de caridade.
Santa Paulina viveu no Brasil por quase toda a vida: morreu em 9 de julho de 1942, em São Paulo. Foi beatificada em 1991 e canonizada em 19 de maio de 2002, pelo Papa João Paulo II. Embora tenha nascido na Itália, é considerada brasileira de coração, missão e fé. Por isso, para muitos fiéis e estudiosos, ela é a primeira Santa do Brasil.
A Igreja celebra sua memória no dia 9 de julho, data de sua morte e de sua “Páscoa” definitiva.
O principal centro de devoção a Santa Paulina está localizado no município de Nova Trento (SC), no Santuário Santa Paulina — um dos maiores centros de peregrinação religiosa do país. No local, estão preservados seus restos mortais e diversas relíquias, além de espaços de espiritualidade e acolhida para milhares de fiéis que a visitam todos os anos.
Uma frase da Santa que ficou muito conhecida é: “Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.