São Longuinho, São Nunca: será que esses santos existem?

São Longuinho, São Nunca: será que esses santos existem?

Cristão ou não cristão, você já deve ter ouvido falar – ou provavelmente já falou – o nome de um santo em alguma conversa com uma prece específica e urgente. Isso acontece porque, muitos dos santos católicos são conhecidos, justamente, por atender uma determinada natureza de causas e pedidos.

Quem nunca falou ou não se lembra de ouvir a mãe, o pai, uma tia ou os avós pedindo ao São Pedro uma chuvinha depois de dias de estiagem; não fez simpatia para Santa Clara limpar o céu e parar com a chuvarada depois de semana a fio; não viu uma amiga, prima ou colega rezar para o famoso Santo Antônio para que, com sua fama de casamenteiro, pudesse ajudar em um relacionamento; ou ainda não implorou ao Santo Expedito por uma causa que parecia impossível?

Essa infinidade de santos que varia de nome conforme o pedido necessário é muito maior do que supõe nosso popular conhecimento sobre os santos católicos. Em toda sua história, a Igreja reconheceu oficialmente, através da canonização, milhares de santos e beatos católicos. 

Ao longo dos séculos, esse processo foi se transformando: de início, o título era dado gratuitamente a todos que eram conhecidos publicamente por sua santidade. Posteriormente, por volta da década de 1580, a Congregação para as Causas dos Santos do Vaticano foi oficialmente criada para ajudar a regulamentar a concessão desse título, tornando o processo de canonização formal mais seletivo. 

 

Mas, afinal, é possível saber quantos santos existem? 

Considerando o tempo necessário para analisar os vários séculos da história para construir uma lista de santos oficialmente canonizados, é bastante difícil chegar a um número preciso.

Alguns especialistas apontam que há entre mil e 8 mil santos reconhecidos oficialmente pela Igreja, salientando que o grande número de pessoas canonizadas nas últimas décadas pode não estar incluído nessa estimativa. Outros estudiosos apontam que, entre santos e beatos, a Igreja Católica possui mais de 20 mil nomes. 

 

E será que todos os nomes conhecidos popularmente são de santos oficiais ou apenas brincadeira?

Se você fosse pensar em um nome de santo muito conhecido popularmente, mas que, para a Igreja Católica, não seria um santo oficial, qual seria seu palpite?

Muita gente aposta nele, o famoso santo dos 3 pulinhos. Mas, ao contrário de muitas suposições, ele é um santo oficial da Igreja Católica sim. São Longuinho, como é conhecido, foi canonizado em 999 pelo Papa Silvestre II. Popularmente, ficou conhecido por ser o santo que acha objetos perdidos porque, durante seu processo para ser reconhecido como santo, toda documentação da certificação foi perdida. Então, o próprio Papa Silvestri II começou a rogar sua ajuda e teve sua resposta ao encontrar o material perdido. 

A imagem que ilustra essa matéria é, inclusive, uma estátua de São Longuinho, exposta em uma Igreja na Itália. 

Aqui no Brasil, existe uma simpatia muito forte ligada a ele: quando algo é perdido, a simpatia orienta a dizer “São Longuinho, São Longuinho, se me ajudar a achar (diz nome do objeto perdido) dou três pulinhos”. Assim, após o objeto ser encontrado, a promessa deve ser paga, com três pulos de agradecimento. 

Outro santo muito citado popularmente é São Nunca. Normalmente, ele é evocado em afirmações satíricas que se referem a algo que não tem previsão, que é improvável ou que não irá ocorrer.

Neste caso, trata-se, sim, de um santo fictício usado na expressão ‘no dia de São Nunca’.  Por se tratar de uma brincadeira popular, não há uma data para São Nunca. No entanto, muitas pessoas, até hoje, lutam por definir uma data para a celebração desse santo fictício. Uma teoria que embasou – e embasa até hoje para algumas pessoas – essa visão, é de que a data seria 30 de fevereiro, um dia incomum e inexistente no calendário atual, mas, que, por três vezes na história, houve períodos onde a data existiu, fundamentando assim, uma data para o dia que nunca vai chegar. 

E você, qual santo te desperta dúvidas se existe ou não? Conta pra gente!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Oscar
    Muito esclarecedor
  • Evani maria
    É muito triste as pessoas sem a luz do conhecimento da palavra de Deus,e adora e confia na criatura ao invés do Criador,acorda povo de DEUS.
  • Maria Desterro Soares da Silva
    Muito interessante essa matéria. Tirou algumas dúvidas minhas
  • José Carlos
    São Severino do Ramos
  • Eliete Brentan De Mello
    Eu tenho muita fé em São Longuinho, sempre que invoquei fui atendida, eu gostei do material pois, eu não conhecia sua história.
  • Sebastião
    Só uma curiosidade. São Longuinho é o guarda que enfiou a lança nas costela de Jesus na cruz. Não se sabe ao certo o nome desse guarda. Longuinho é derivado de lança.
  • Valdeci Lúcia Lopes Silva
    Gostei muito dos comentários. De São Longuinho.e São Nunca. inclusive. Sobre São Nunca não sabia a história. Sabia que não existia. E que a tempos atrás já teve época que existiu 30 de fevereiro. Mas São Longuinho sempre recorro à ele e ensino meus netos e netas a recorrerem à São Longuinho .Roguai por nós são Longuinho
  • geannemacedobarros@gmail.com
    Já conhecia são loguinho, e tinha certeza que são nunca não existe. São loguinho rogai por nós
  • Alcione
    Muito bom esse conteúdo, maravilhoso saber sobre os santos 🙌
  • Sinval Santos
    Sobre são nunca, comemoram o dia deste santo que não se sabe se existe, no dia de todos os santos, porque se é um santo está contido com os outros.
  • Erinete
    Amei o conteúdo pois não sabia mesmo se esses dois santos existiam. Tinha dúvidas.
  • Edir da Silva Machado
    Muito interessante esse esclarecimento sobre os santos canonizados ou nao.
  • Carlos Alexandre Figueiredo
    Sou devoto e consagrado a Nossa Senhora do Carmo quando meus pais nos consagrou. Santo Antônio de quem consigo muitas graças.
  • Joelma Cristina da Silva
    Sou devota de vários Santos, rezo e pesso ajuda pra todos com muita fé. E sempre sou atendida, louvado seja Deus. Tenho muita fé em São Longuinho ele me ajuda muito, sempre quando perco as coisas e não me lembro onde coloquei, pesso a ele, e ele me ajuda me mostra. Eu tenho a imagem de São Longuinho, ganhei de um padrinho meu.
  • Clarisse Alves de Oliveira
    Conteúdo muito importante pra repassarmos e ensina ao nossos filhos. E tbm pra conhecer as histórias
  • Maria do Carmo
    Amo as histórias dos nossos Santos, esta matéria é perfeita! Obrigado 🙏🏻
  • Gracinete moreno da silva
    Uma história que gostei muito!! Já ouvir falar bastante da minha mãe, pai e até mesmo da minha avó ...e acontece mesmo,qnd rogamos por são longuinho ele até rapidinho...e tem uma que conheço também que encontramos coisas perdidas é:Maria caboré!!! Acredite também ela escuta
  • Maria Aparecida de Albuquerque
    Sobre São longuinho eu sabia que existia e tmb recebi sobre ele no meu jornal do associados que sou da Evangelizar muito bom.
  • Jocileide Ferreira de Lima
    ah pelo que eu entendo as imagens é um símbolo que representa Jesus né por meio das imagens é a comunicação os pedidos que a gente faz né para chegar até a Deus então é isso que significa as imagens
  • Iris
    São Longuinho  me ajuda sempre a achar objetos perdidos e de uma forma tão rápida que até fico espantada! Tenho por ele muito respeito e gratidão! Acredito que lá no céu cada santo  cuida dos assuntos de seu "departamento". Todos ajudam mas com o santo "certo", seu pedido vai ser logo atendido.
  • Eronides A Almeida
    Interessante, assim tbm aprendemos
  • Lindalva
    Achei ótimo o assunto, gostaria de saber mais sobre os Santos
  • Lindalva
    Achei ótimo o assunto
  • VALMIR JOSÉ BOLDRINI
    Estou em dúvida nesse santo San Nunca. Gostaria saber se verdade ou não .
  • Ubaldina Maria Pabst Caldeira
    Graças a Deus, tive a felicidade de conhecer a Basílica de São Pedro, em Roma, e lá, tirei uma foto ao lado da imagem de São Longuinho, um dos santos do qual sou devota...
  • Carmen Terezinha Bonadio Bonelli
    Gostei mto e agradeço
  • Luzinete Sousa
    Achei bem interessante pois tinha essas dúvidas em relação a São Longuíssimo ,que dificilmente falha comigo quando perco alguma coisa rsrs,sempre me socorro com ele
  • IDEmais
    Adoramos. E por isso mesmo já vamos nos preparar para fazer um conteúdo só dele!!
  • rose Maria Vieira
    Li todo o conteúdo! Conforme foi narrado a história de São Longinho confesso que conhecia mas não da forma que foi explicada! assim aumentou ainda mais meu conhecimento sobre esse Santo tão popular, como é bom ficarmos sabendo da verdadeira história, tenho muito respeito por esse Santo que já me socorreu várias vezes. Na minha opinião a Santa igreja deverá propagar mais a história de Santo tão famoso. > Com relação São nunca achei graça na extensão da brincadeira .. até porque as pessoas tem mesmo o hábito de dizer qdo empresta para algum familiar um valor em dinheiro "vou receber o dia de são nunca" rsrsr eis aí o dia 30 de fevereiro que não existe.
  • rose maria vieira
    Li todo o conteúdo! na construção da ideia achei bastante lógica, conheço a história de São Longuinho, porém não da forma que foi ilustrada, aumentou ainda mais meu conhecimento sobre a história desse Santo tão popular que já me socorreu várias vezes em achar objetos perdidos. Muito poderoso esse Santo ,na minha opinião a Santa Igreja deveria propagar mais esse Santo "São Longuinhos " ele merece. Com relação a São Nunca gostei também "rsrs.." nunca imaginei a extensão dessa brincadeira! até porque não existe o dia 30 de fevereiro.
  • Tatyana Casarino
    Sobre São Longuinho, eu sabia. Eu e minha família temos uma imagem dele em casa inclusive. Acho que somos uns dos únicos, dentre nosos conhecidos cristãos e não cristãos, a ter uma imagem de São Longuinho. Sobre São Nunca, nunca imaginei que a brincadeira fosse tão longe e até mesmo chegasse numa data - 30 de Fevereiro. Genial hehehe.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.