São Lucas é o autor do Terceiro Evangelho e retratou a Virgem Maria

São Lucas é o autor do Terceiro Evangelho e retratou a Virgem Maria

São Lucas Evangelista aceitou a missão de espalhar a Boa-Nova com muito empenho e levar o cristianismo a todos. Ele é lembrado por ser um dos primeiros devotos da Virgem Maria e, assim, passar a mensagem de amor verdadeiro e gratidão à Mãe de Jesus.

Nascido na cidade de Antioquia, na Síria, em uma data que permanece incerta, era médico e pintor, reconhecido como uma pessoa culta. Ele é padroeiro dos médicos e autor do terceiro Evangelho canônico.

A história de São Lucas é um testemunho de como a fé pode transformar vidas. Pouco se sabe sobre sua infância e juventude, mas acredita-se que ele tenha tido contato com o cristianismo por meio dos apóstolos e outros seguidores de Jesus.

Sua conversão e compromisso com a fé cristã o levaram a percorrer longas jornadas ao lado de São Paulo, como um fiel companheiro e colaborador no trabalho missionário. Conta-se que foi convertido e batizado por São Paulo e, por isso, é considerado seu filho espiritual.

O livro bíblico Atos dos Apóstolos também é de sua autoria. No livro, o Evangelista narra acontecimentos em Jerusalém, Antioquia e Damasco, relatos da Igreja na comunidade primitiva.

A Tradição narra que São Lucas morreu mártir na Grécia, aos 84 anos, e sua festa litúrgica é celebrada em 18 de outubro.

O Evangelho de São Lucas

O legado mais importante de São Lucas é a autoria do terceiro Evangelho canônico, que leva seu nome. Diferentemente de Mateus e João, que eram apóstolos e testemunhas oculares dos eventos que narraram, ele não presenciou pessoalmente a vida de Jesus.

No entanto, o fato não diminui em nada o valor de seu Evangelho. Pelo contrário, seu empenho com a pesquisa minuciosa e a coleta de informações de diversas fontes resultou em um relato detalhado e inspirador. Em seu Evangelho, está a Parábola do Bom Samaritano, que ensina a importância da compaixão e do amor ao próximo.

Outro detalhe importante sobre o tema é que São Lucas é carinhosamente conhecido como o Evangelista de Nossa Senhora, pois seu Evangelho contém algumas das passagens mais preciosas sobre a Virgem. É em Lucas que está a Anunciação, quando o Arcanjo Gabriel revelou a Maria que ela seria a mãe do Salvador.

Além do mais, Lucas foi o único a relatar a visita de Maria à prima Isabel, no episódio conhecido como a Visitação. Esses relatos mostram a intimidade de São Lucas com a Mãe de Jesus, o que o transformou num patrono da devoção mariana.

Devido à relação próxima a Maria e pela paixão por pinturas, é atribuída a São Lucas a primeira imagem da Virgem, que seria um retrato do momento em ela contava tudo o que tinha acontecido com seu Filho, Jesus. Ele também teria pintado outras obras: Nossa Senhora de Vladimir, padroeira da Rússia, Santa Maria de Impruneta e Nossa Senhora de São Lucas.

Representação

Na arte cristã, São Lucas é representado como um bezerro ou touro. A simbologia está relacionada à ênfase de Lucas na humanidade de Jesus e na genealogia de Cristo. Essa conexão simbólica reforça a sua importância na compreensão da encarnação de Cristo e seu papel na salvação da humanidade.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.