No mês vocacional, ao refletirmos sobre os exemplos de sacerdotes que dedicam suas vidas ao serviço de Deus e da Igreja, um deles sempre deve ser lembrado: São Pio de Pietrelcina, pela sua profunda devoção e obediência.
Conhecido por sua espiritualidade e pelos estigmas que carregou durante grande parte de sua vida, como um sacerdote exemplar, Padre Pio colocou, a todo momento, a vontade de Deus acima de tudo, mesmo nos mais difíceis.
A última Santa Missa de São Pio é um dos seus mais bonitos exemplos de amor e entrega. Em 22 de setembro de 1968, já debilitado e com a saúde muito fragilizada, ele insistiu em celebrar a Eucaristia. Sabia que suas forças estavam se esgotando, mas seu amor pela Santa Missa e por Jesus Eucarístico o motivou a subir ao altar mais uma vez. Com o Terço sempre em mãos, realizou cada passo da liturgia com grande esforço, mas também com uma profunda serenidade, consciente de que aquela seria sua última Missa.
Os fiéis presentes naquela manhã testemunharam um ato de fé que marca a história da Igreja. Mesmo enfrentando dores intensas e uma evidente fraqueza física, Padre Pio completou a celebração, pois sua entrega à missão sacerdotal que havia recebido de Deus era total. Após a Santa Missa, ele se retirou para seus aposentos, onde passou o restante do dia em oração, na preparação para o encontro definitivo com o Senhor.
Além de sua devoção e vida de oração, a obediência à Igreja foi uma característica marcante na vida de São Pio. Durante anos, enfrentou diversas restrições impostas pela hierarquia eclesiástica devido às dúvidas e controvérsias em torno dos estigmas e de seus dons espirituais. Mesmo em meio a tantas dificuldades, nunca se rebelou. Ele aceitou cada decisão com humildade, confiante de que tudo fazia parte do plano divino.
Esse exemplo lembra, especialmente no contexto do mês vocacional, que a verdadeira vocação sacerdotal envolve uma total conformidade com a vontade de Deus, expressa também a partir da obediência às orientações da Igreja.
São Pio de Pietrelcina foi canonizado em 2002 pelo Papa João Paulo II, que também nutria grande admiração por ele. Na Obra Evangelizar, da qual o IDe+ faz parte, vivemos o Ano de São Pio. Leia mais sobre o Santo:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.