São Símaco: conheça a história e os feitos do Papa conciliador

São Símaco: conheça a história e os feitos do Papa conciliador

O século V em Roma foi um período de muitos conflitos, com a queda do Império Romano e invasões de povos bárbaros. A Igreja Católica estava sob forte perseguição, principalmente do Senado Romano e de famílias tradicionais que queriam exercer influência nos assuntos da Igreja.

As desavenças eram tantas que chegaram a interferir até mesmo na escolha de Símaco como sucessor de Pedro no papado.

Eleito para ser líder da Igreja no ano de 498, São Símaco teve que enfrentar a oposição de Lourenço, consagrado pelos partidários laicos de Anastácio II. A oposição antipapa só foi resolvida com a intervenção do Rei Teodorico, que decidiu consagrar como Papa legítimo aquele que tivesse sido eleito primeiro e com a maioria dos votos dos bispos.

Coube então ao Papa Símaco enfrentar as pressões e conflitos, internos e externos, pelos quais a Igreja estava passando. E assim foi. Até hoje, o Santo Pontífice é celebrado como fundamental conciliador da Igreja, de quem passou a defender os interesses com afinco, espalhar a palavra de Deus e promover a paz, o amor e a união entre os homens.

Ações de São Símaco como Papa

O pontificado de Símaco foi marcado por importantes iniciativas, como a construção do primeiro núcleo do Palácio do Vaticano e a definição de normas para a sucessão papal e episcopal, que contaram com o apoio total da assembleia convocada para definir os rumos das eleições do Vaticano.

São Símaco decretou a proibição das campanhas por votos para futuros pontífices e estabeleceu que seria eleito quem tivesse os votos de todo o clero ou da maioria. As medidas puseram fim ao tempo de discórdia e disputas pelo pontificado e acabaram com o ambiente tumultuado que existia até então.

Perto de morrer, o Santo tomou outra decisão importante: resgatou e libertou todos os escravos que ainda serviam para alguns oportunistas e usurpadores.

São Símaco nasceu na Sardenha, Itália, no século V, mas não há registro quanto o ano. Morreu no dia 19 de julho do ano 514, razão pela qual a Igreja Católica o celebra tradicionalmente nessa data.

Ele foi o Papa de número 51, liderando os católicos entre os anos de 498 a 514.

Oração a São Símaco

“Ó grande Papa São Símaco, vós que conseguiste promover a paz em vossos dias, fazei com que eu seja um agente promotor da paz!

Vede as aflições, angústias e dores que trespassam minha alma, e vede como se faz por tão pouco, a guerra em nossos dias.

Fazei, ó grande santo, que possamos sempre promover a paz e receber as graças que por vossa intercessão pedirmos a Deus pai. Amém!”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.