Semana Mundial do Meio Ambiente: mobilização global para reduzir o plástico

Semana Mundial do Meio Ambiente: mobilização global para reduzir o plástico

Todas as atenções estarão voltadas nos próximos dias para o combate aos danos causados pelo homem ao nosso planeta, com a realização da Semana Mundial do Meio Ambiente, que ocorre de 5 a 9 de junho em diversas localidades ao redor do mundo.

Uma das programações mais aguardadas é a que será realizada na República da Costa do Marfim (Côte d’Ivoire), no continente africano, fruto de uma parceria com os Países Baixos, e por isso mesmo, com repercussão internacional.

O encontro terá como tema #CombataAPoluiçãoPlástica e reunirá representantes de várias nações, que irão discutir sobre a atual situação da poluição por plástico no mundo e concentrar esforços em busca de soluções para o problema.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, pretende evidenciar como países, empresas e a população estão aprendendo a usar o plástico de forma mais sustentável e menos degradante, além de apontar um caminho para que a poluição causada por esse produto tão presente em nossas vidas e muito danoso à natureza seja apenas uma lembrança do passado.

Mensagem da campanha #CombataAPoluiçãoPlástica

O vídeo lançado para divulgar o Dia Mundial do Meio Ambiente e as ações de conscientização sobre os efeitos nocivos do plástico traz a seguinte mensagem para reflexão:

“O plástico já foi uma solução. Ele trouxe comodidade, utilidade, por um preço acessível. No entanto, a durabilidade do plástico é, ao mesmo tempo, sua vantagem e sua maldição. Ela está sufocando o nosso planeta. Já vimos soluções que funcionam, como usar plástico de uso único, criar alternativas circulares e sustentáveis, gerenciar os resíduos plásticos de forma mais eficiente. Juntos, vamos criar sistemas para melhor reutilizar, reduzir e reciclar. Vamos pressionar por um acordo global ambicioso para acabar com a poluição plástica. Vamos exigir que os governos e as empresas se comprometam e estabeleçam novos padrões. Use sua voz, entre em ação e combata a poluição plástica”.

Panorama da degradação ambiental

O aumento crescente das áreas urbanas ao redor do planeta gera impactos extremamente negativos ao meio ambiente. Com esse avanço desordenado e predatório, aumentam também o número de veículos movidos a combustíveis fósseis, o uso indiscriminado de recursos naturais, o consumo desenfreado e a consequente e constante produção de lixo – na maioria das vezes sem o descarte adequado.

O panorama da degradação ambiental no mundo é extremamente preocupante e ameaça diretamente nossa qualidade de vida. A ação devastadora do homem na natureza tem gerado impactos negativos como o aumento da temperatura no planeta, o avanço das marés, a diminuição dos mananciais de água potável, a extinção de várias espécies animais, inundações constantes e cada vez mais violentas, erosões, poluição generalizada e mudanças climáticas, inclusive com o surgimento de eventos extremos.

Alguns números apontados pela ONU

De acordo com o relatório do 6º Panorama Ambiental Global (Global Environement Outlook – GEO) de 2019, da Organização das Nações Unidas (ONU), os dados sobre a devastação ambiental são realmente preocupantes.

Entre os principais pontos, o estudo indica que a poluição do ar é a responsável por 25% das mortes prematuras e doenças do planeta a cada ano. A falta de acesso à água potável causa a morte de 1,4 milhão de pessoas a cada ano devido a doenças que poderiam ser evitadas, a exemplo da diarreia.

O plástico também aparece no relatório da ONU, que indica mais de oito milhões de toneladas do produto que vão parar todos os anos no fundo do mar.

Atitudes simples para diminuir o impacto ambiental:

• economize água;

• evite o consumo exagerado de energia;

separe os lixos orgânicos e recicláveis;

• diminua o uso de automóveis;

• consuma apenas o necessário e evite compras compulsivas;

• utilize produtos ecológicos e biodegradáveis;

• não jogue lixos nas ruas;

• não jogue fora objetos e roupas que não usa mais: opte por fazer doações.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Elizeu Oliveira
    Se cada um fizer o que estiver ao seu alcance… vamos conseguir sobreviver!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.