Por dentro da Santa Missa: o “glória” e o silêncio

Por dentro da Santa Missa: o “glória” e o silêncio

Domingo é sempre dia de aprendermos mais sobre a Santa Missa aqui no IDe+. E se perdeu algum conteúdo, não se preocupe, leia e releia quantas vezes quiser a história da Santa Missa, os primeiros ritos iniciais e a preparação para a missa.

Ainda sobre os ritos iniciais, hoje é dia de aprender e relembrar mais sobre como cantar o Glória e o motivo pelo qual fazemos silêncio antes das leituras sagradas. 

Qual é a forma correta de cantar o Glória? 

O canto do Glória, chamado também de Hino de Louvor, é uma espécie de salmo escrito pela própria Igreja.Ele é composto por louvores e súplicas que expressam nossa gratidão a Deus que se inclina até nossa humanidade. Esse hino antiquíssimo é cantado pelo povo que foi reunido pelo Espírito Santo para servir e adorar o Deus verdadeiro, como fizeram os anjos durante o nascimento de Jesus (cf. Lucas 2,14). Confira: 

“Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.” 

O Glória é recitado ou cantado especialmente aos domingos, nas festas e solenidades da Igreja, e em todos os dias do tempo pascal. Já na Missa do Natal (também conhecida por Missa do Galo), na Missa da Ceia do Senhor (Quinta-feira Santa) e na Celebração do Sábado de Aleluia (Vigília Pascal), o Glória é cantando vigorosamente, inclusive acompanhado com muitos sinos de acordo com o costume de algumas comunidades. 

Render louvor e glória faz parte da nossa tradição de fé e quem o faz não deve ser recriminado. Os primeiros cristãos sempre demonstraram essa atitude orante, como a exemplo das figuras nas catacumbas das primeiras comunidades cristãs, cujos personagens levantam suas mãos aos céus, como sinal de júbilo e esperança. 

Fotos: Felipe Gusso

 Por que fazemos silêncio naquela oração antes das leituras? 

Aquela oração feita pelo sacerdote antes das leituras se chama Oração de Coleta, ou também conhecida como Oração Inicial. Sabemos que ela vai começar, pois o padre diz oremos em voz alta e em seguida faz um instante de silêncio, ou lê algumas das intenções colocadas pelos fiéis, ou ainda exprime o motivo da realização daquela Missa.

Esse momento de silêncio é justamente para colocarmos diante de Deus todos os nossos pedidos e intenções. É importante que não supliquemos pensando só em nós mesmos, mas também pela humanidade que sofre, pelos países em guerra, pela paz nas famílias, entre outras intenções. Vale a pena fazer esse exercício! Em seguida, o Sacerdote recita a oração de braços abertos, recordando Jesus orando ao Pai na cruz.

Ao final todos respondem amém com força, pois estamos aprovando aquele pedido.  A oração de coleta encerra os ritos iniciais e abre nossos corações para ouvir a Palavra de Deus no Rito da Palavra. 

Conteúdo publicado originalmente no Jornal do Evangelizador

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.