“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” (I Coríntios, 6).
A passagem bíblica convida a uma reflexão muito importante: o corpo é o local onde habita o Espírito Santo. Mas o que isso verdadeiramente significa?
Na passagem citada, compreendemos que todos os indivíduos têm no seu próprio corpo um espaço para a presença de Deus. O Templo, desde o Antigo Testamento, é explicado como um lugar construído para a morada de Deus. Era nesse espaço que Ele se manifestava e, quando isso acontecia, o lugar enchia-se com a nuvem da glória do Senhor.
É exatamente nesse ponto que começa-se a relação entre o corpo e o Templo do Espírito Santo
Na mesma passagem bíblica citada anteriormente, o apóstolo Paulo demonstra que cada indivíduo é um templo que Deus habita. Isso significa que, individualmente, o corpo é um espaço destinado aos anseios de Deus.
Se Deus preenche os espaços com sua glória, nosso corpo também se enche dessa luz quando abrimos ainda mais espaço para o Senhor.
Dessa maneira, o Espírito Santo habita todos os cristãos, porque mesmo com nosso corpo físico, pertencemos a Deus. O corpo é, assim, um templo.
Templo que é para nós, cristãos, alma que habita o corpo. Sem Ele, não temos vida, não sabemos exercê-la. Quando Deus e o Espírito Santo habitam nosso corpo, vivemos por Seus dons e ensinamentos.
Sobre os dons do Espírito Santo, tem um conteúdo bem especial aqui no IDe+.
Templo é uma palavra que vem do grego e que tem dois significados: o primeiro deles é hieron e se refere ao que entendemos como qualquer ambiente (um templo convencional). Já a segunda significação é referente à palavra naos, e ela se refere a um lugar sagrado, um templo tal como conhecemos.
É exatamente nesse segundo que temos a explicação do lugar que o Espírito Santo habita em nós. Nosso corpo, como um lugar sagrado, é o espaço onde Deus habita seu próprio povo e, segundo o apóstolo Paulo, é o corpo individual do cristão que o Espírito Santo de Deus fixa sua residência.
Portanto, de nada importa a casa física para representar a dimensão de Deus, porque Ele está dentro de nós.
Quanto mais cuidamos do templo que Deus habita, mais conseguimos sentir sua dimensão. Deus habita o lugar onde há verdade e luz, um espaço que é próprio ao Espírito Santo, que faz o bem e que recebe a presença dEle com amor.
Assim sendo, o cristão deve ter um templo bem cuidado, sem imoralidades ou práticas que desagradam ao Senhor. Portanto, quem verdadeiramente entende que o corpo é lugar sagrado compreende que é um espaço que deve cumprir as vontades e ensinamentos de Deus. Em decorrência dessa afirmação, entende-se que é só assim que o corpo habitado pelo Senhor será um espaço eterno para a salvação.
Por exemplo, o Padre Reginaldo nos ensina neste texto que deveríamos permitir e pedir que o Espírito Santo viesse sobre nós e queimasse o que é fútil, pueril, o que é máscara, o que é alma gelada e coração duro.
“Estamos com as portas do coração fechadas e, às vezes, queremos também fechar as portas da própria Igreja, quando nos faltam os frutos do Espírito Santo e excluímos pessoas”.
O mundo moderno tem feito as pessoas esquecerem a noção do que é sagrado. “Por isso, não podemos nos fechar a esse fogo que queima e faz insuportável viver sem Deus”, completa o Sacerdote.
Quando o ser humano percebe que o Espírito Santo pode operar mudanças importantes, sabe escolher um fio condutor para apropriar-se dos dons do Espírito Santo e mudar completamente a sua própria vida. Quando O deixamos agir sobre nós, nos completamos da graça e plenitude de Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.