Sinais, tratamentos e impactos dos Transtornos do Espectro Autista serão debatidos no Papo IDe+

Sinais, tratamentos e impactos dos Transtornos do Espectro Autista serão debatidos no Papo IDe+

Os Transtornos do Espectro Autista (TEAs) se manifestam nos primeiros anos de vida e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Os sinais são variados e vão desde a ausência de contato interpessoal até apenas menos dificuldade de interação social, com diferentes possibilidades de tratamentos, gerando muitas dúvidas entre pais e responsáveis.

Na semana em que incide o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo (2 de abril), a próxima edição do Papo IDe+, que vai ao ar no sábado (8), excepcionalmente às 14h devido à Programação Especial de Semana Santa, na TV Evangelizar, será todo dedicado ao tema, com aprofundamentos e esclarecimentos importantes, sobre os transtornos cuja incidência, como vamos saber no programa, parece estar mais alta nos últimos tempos.

O papo conduzido pela jornalista Tati Ayres tem como convidados o neuropediatra especialista em autismo Paulo Liberalesso e a pedagoga da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, Priscila do Rocio, e foi além de sintomas e tratamentos, com um olhar diferenciado para as famílias que têm alguém com essas condições, como elas podem ser impactadas e como devem reagir para melhor condução do quadro.

 

Dia a dia das mães

Segundo Paulo, “quando você compara mães de crianças neurotípicas e mães de crianças autistas, o índice de suicídio do segundo grupo é muito maior. Essas mulheres morrem porque param de cuidar de si”. Um dos alertas graves feitos pelo médico.

Já Priscila destacou, entre outros pontos, a responsabilidade de cada um nesse processo:

“Você vai levar seu filho para o atendimento em uma clínica, mas se a família não fizer a parte dela o resultado é zero. Não é a pessoa autista que tem que se adaptar ao entorno. Somos nós que temos que fazer essa inclusão”, defende a profissional.

A data celebrada neste domingo foi estabelecida em 2007 e tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

 

> Leia mais sobre Autismo e o risco do diagnóstico tardio e inspire-se com a história de Maria Lina Griggio, Relações Públicas, diagnosticada aos 35 anos.

 

Papo IDe+

O programa Papo IDe+ vai ao ar todos os sábados, sempre às 19h30, e é resultado de uma parceria do portal IDe+ com a TV Evangelizar. Temas como migração, autismo, silêncio, finanças e luto estão contemplados nos nove episódios da primeira temporada.

A cada encontro, Tati Ayres recebe dois convidados para uma conversa leve e acolhedora, levando em consideração dois vieses: a perspectiva da fé católica e de profissionais que trabalham o assunto ou personagens que vivenciaram ou estão imersos no contexto abordado.

Todos os programas também estão disponíveis por streaming, no IDeplay, plataforma que faz parte da Rede Evangelizar.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Maria Lucirene Alves Saraíva Ventura
    De fudamental importância amei. Parabéns

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.