Sobre-viver em tempos de crise

Sobre-viver em tempos de crise

A vida é um emaranhado de perguntas sem respostas. E hoje, por saber disso e tratar deste tema com pacientes na clínica, resolvi escrever sobre o quão importante é aprender a viver, mesmo quando a vida não nos fornece as respostas que tanto buscamos. Quantas pessoas passam a vida inteira – muitas vezes – correndo em círculos, tentando obter a resposta sobre algum acontecimento inesperado, traumático e doído ou perguntando a Deus o porquê e o motivo de tantas coisas. Vale lembrar que Jesus Cristo nunca nos prometeu que a vida viria acompanhada de respostas. Ele nos prometeu que a jornada valeria a pena e que estaria conosco diante de nossa caminhada e ao final dela.

Certamente, em especial diante deste momento de crise, passamos a questionar sobre muitas coisas, inclusive, sobre a finitude presente em cada um de nós e que, talvez antes, não nos lembrássemos. Arrisco dizer que tínhamos a vaga e errônea ideia de que éramos eternos e que as pessoas que amamos também eram. Tínhamos o costume de deixar tudo para depois: o abraço, a visita ao avô, a visita aos pais e o filme com o filho.

De repente, de uma hora para outra, fomos arrebatados por um misto de sentimentos de medo, ansiedade e incertezas. Percebemos que, definitivamente, não temos o controle sobre o desconhecido, inclusive sobre os “ponteiros” da vida. Nos pegamos desprevenidos e acomodados a deixar tudo para depois, até que a vida nos apresentou a finitude. E como é que se lida com isso? Quando percebemos que a vida não espera, não nos permite reescrever tantos momentos, os quais hoje, teríamos vivido de forma diferente? Lidar com isso incomoda, causa dor e traz à tona arrependimentos que não esperávamos.

Para lidar com estes momentos, eu sempre acreditei que todos nós – acima de tudo – precisamos acreditar em algo que dê sentido ao nosso sofrimento. Quando acreditamos em algo que nos dê esse sentido, acreditamos que tudo tem um propósito e passamos por noites escuras de uma forma diferente.

Eu acredito em Deus. Acreditar n’Ele, é o que me dá o combustível que eu preciso para passar pelo sofrimento de uma forma diferente e otimista. E você, no que acredita e se apega quando as coisas ficam difíceis? Precisamos nos lembrar sempre de que Deus sabe com maestria como escrever nossas histórias de vida, mesmo que nem sempre tenhamos as respostas para os tantos questionamentos trazidos pela vida.

Confie em Deus, aprenda a viver e busque ajuda profissional, se necessário. Mas não esmoreça diante da vida. Apesar do mau tempo, das perdas e dos tantos questionamentos, a vida vale a pena!

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.