SuperSobrinho: ele criou um serviço para ajudar idosos a lidar com a tecnologia

SuperSobrinho: ele criou um serviço para ajudar idosos a lidar com a tecnologia

Em todas as fases da vida, a conexão com o mundo digital é uma necessidade. No entanto, para muitos idosos, pedir uma comida, solicitar o serviço de transporte ou mesmo ver uma foto no celular pode ser um desafio. São muitos novos aprendizados para quem se acostumou a viver e a levar o dia a dia em outro formato, principalmente devido à rapidez das atualizações dessas ferramentas.

Por isso, é fundamental compreender e facilitar essa inclusão. De acordo com a pesquisa “Idosos no Brasil: Vivências, Desafios e Expectativas na Terceira Idade”, realizada com pessoas com mais de 60 anos nas cinco regiões do país em 2020, estas se sentem excluídas do mundo digital e têm dificuldade para ler e escrever. Entre os entrevistados, apenas 19% dos idosos faziam uso efetivo da internet, 72% nunca utilizaram um aplicativo e 62% nunca mexeram em redes sociais. Com a necessidade imposta pela pandemia, os números devem ter aumentado.

Um exemplo de iniciativa que promove a integração é o “SuperSobrinho”, criado por Diogo Lopes – um jovem que decidiu mudar vidas, capacitando a geração 60+ a dominar a tecnologia e se libertar da dependência.

A história começou quando Diogo ainda era estagiário durante sua graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e ministrava aulas de informática para idosos. A experiência cresceu e, ao longo de 16 anos, ele transformou sua paixão em um negócio próprio. Hoje, à frente de um time de nove colaboradores, opera o “SuperSobrinho” no Rio de Janeiro, com aulas presenciais, um aplicativo e conteúdo gratuito no YouTube.

Além da necessidade para a sociedade, a história também mostra como transformar luto em causa. Foi quando perdeu sua avó que Diogo encontrou nos idosos um elo afetivo que se tornou muito importante. Como contou em uma entrevista ao portal Terra, um aluno em especial, chamado Lizardo, foi fundamental para que percebesse sua verdadeira vocação ao oferecer aulas pensadas para tudo que aquela pessoa que está em busca de aprender precisa.

A metodologia do super professor e sobrinho vai além das aulas técnicas e ele expandiu para o espaço físico e digital. O “Bauzinho do Digital” é um aplicativo exclusivo para assinantes, oferece mais de 600 aulas e tutoriais para capacitar os idosos em aplicativos, sistemas e até mesmo organização pessoal. No YouTube, ele transmite aulas ao vivo e interativas.

Além disso, compartilha dicas práticas no Instagram, que abordam desde a utilização de aplicativos até truques do dia a dia, como visualizar compromissos na agenda digital ou gerenciar configurações do celular. Alguns exemplos desses posts são: “Como visualizar compromissos na agenda digital?”, “Como funciona a taxa de cancelamento do Uber” e “Como colocar seu celular no modo silencioso?”.

Você sabia que o portal IDe+ tem conteúdos voltados a idosos?

Leia algumas matérias:

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Kauana Martins
    Muito legal esse tipo de conteúdo, muitas vezes os jovens mais próximos dos idosos não tem paciência ou tempo para ajudar a executar essas tarefas básicas por meio do celular ou internet. Bacana a iniciativa do Super Sobrinho e muito legal vocês divulgarem isso em um portal que alcança bem esse público!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.