“Tentai compartilhar cada dia uma palavra de esperança”, pede Papa Francisco aos jovens

“Tentai compartilhar cada dia uma palavra de esperança”, pede Papa Francisco aos jovens

Nos últimos dias de dezembro de 2022, enquanto o mundo se preparava para celebrar o Natal e o nascimento de Jesus, uma jovem de apenas 22 anos era alvo de fake news e de discurso de ódio pelas redes sociais. A mineira Jéssica Vitória Canedo já enfrentava problemas de saúde mental, como contou sua mãe, Inês Oliveira, e não resistiu aos ataques que sofreu.

Histórias como essa têm se repetido pelas redes sociais e são um grave problema da sociedade atual. Para evitar que existam mais vítimas e levar bons sentimentos aos jovens, Papa Francisco fez uma proposta durante a Jornada Mundial da Juventude de 2023. Para contextualizar, o Pontífice demonstrou sua preocupação com a ausência da esperança, que leva a tantos males, como depressão , violência e suicídio.

“Dou um exemplo: nas redes sociais, parece mais fácil compartilhar notícias más do que notícias de esperança. Assim deixo-vos uma proposta concreta: tentai compartilhar cada dia uma palavra de esperança. Tornai-vos semeadores de esperança na vida dos vossos amigos e de quantos vos rodeiam”, afirmou o Santo Padre.

Como a esperança pode ser definida?

A esperança geralmente é definida como um sentimento de otimismo ou expectativa de que algo bom aconteça ou que uma situação melhore. Segundo a definição do Oxford English Dictionary, a esperança pode ser descrita como a confiança ou a crença de que algo desejado ou almejado possa ocorrer, mesmo quando as circunstâncias parecem desfavoráveis. É um estado emocional que muitas vezes impulsiona as pessoas a persistirem diante das dificuldades ou incertezas.

Embora o número exato possa variar de acordo com a tradução, é certo que a palavra esperança aparece mais de 100 vezes na Bíblia. Somente no livro de Jó, famoso pela sua paciência e confiança em Deus, foram mais de dez vezes. “Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos” (Jó 19, 25-27).

Nas palavras dirigidas aos jovens durante a jornada, Papa Francisco aprofundou o tema a partir da mensagem de Rm 12, 12: “Sejam alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração”. Essas palavras são uma exortação de São Paulo à comunidade de Roma que “deriva do encontro com Cristo”. Além disso, o Pontífice lembrou o exemplo de Santos, como São Maximiliano Maria Kolbe e Santa Josefina Bakhita, que foram movidos pela esperança.

“A esperança cristã, não a podemos guardar para nós, como um belo sentimento, visto que se destina a todos. Aproximai-vos em particular dos vossos amigos que talvez aparentemente sorriam, mas por dentro choram, carentes de esperança. Não vos deixeis contagiar pela indiferença e pelo individualismo: permanecei abertos como canais por onde a esperança de Jesus possa fluir e difundir-se nos ambientes onde viveis”, convocou o Papa.

Frases bíblicas para semear a esperança pelas redes

  • “Porventura, não é o teu temor de Deus aquilo em que confias, e a tua esperança, a retidão dos teus caminhos?” (Jó 4,6)
  • “E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança” (Salmos 39,7).
  • “Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança” (Provérbios 23,18).
  • “Para aquele que está entre os vivos há esperança; porque mais vale um cão vivo do que um leão morto” (Eclesiastes 9,4).
  • “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança” (Salmos 62,5).

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Adoro espalhar a esperança! Quanto ao mundo virtual, haverá sempre pessoas sem bom senso e hostis. Cabe a cada um, no exercício do seu autoconhecimento e discernimento, saber até onde vai nas redes. Quem é sensível deve se proteger, evitar se expor e preservar a saúde mental. Em casos de calúnia e difamação, não se desesperar nem atentar contra a própria vida. Devemos criar uma rede de apoio com advogados e psicólogos para processar a fonte da calúnia e acolher a vítima. E lembrar-se: tudo passa. É só conter a ansiedade, ficar em silência e deixar passar. As notícias más morrem com o silêncio.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.