Trabalho voluntário: fazer o bem para a comunidade e por si. Saiba como!

Trabalho voluntário: fazer o bem para a comunidade e por si. Saiba como! Foto: Divulgação Fiep

São muitas as vantagens do trabalho voluntário. Não somente para a coletividade, mas também para quem o pratica. Maior desenvoltura para lidar com situações adversas, transformação pessoal e desenvolvimento de habilidades estão entre elas, para citar apenas algumas.

A publicitária Kauana Martins conhece bem as vantagens. Ela se voluntaria, todos os anos, para colaborar com as etapas regionais do Torneio de Robótica do Serviço Social da Indústria (Sesi), ligado ao Sistema S, em Curitiba, capital do Paraná. O trabalho é avaliar os times de jovens nas competições que acontecem nas arenas de robôs.

Kauana realiza o trabalho voluntário desde 2016, quando completou 15 anos. Antes, ela chegou a participar como competidora nos times e se encantou com o projeto. Tanto que decidiu continuar apoiando e participando, só que em uma nova condição.

“Esse projeto transformou a minha vida quando eu era participante. Me tornei uma pessoa mais comunicativa, extrovertida, estudiosa, e essas características me ajudaram a conquistar tudo e mais um pouco. Saber que eu posso transformar a vida de outras crianças enche meu coração de amor e esperança”, conta ela.

Time de juízes voluntários do Torneio de Robótica. Kauana é a que está mais à frente do grupo. Foto: Divulgação Fiep

A publicitária ressalta outro ponto positivo: as amizades firmadas por meio do voluntariado.

“É quase como se fosse a nossa segunda casa, nós esperamos o ano todo para a disponibilização das datas para planejar a participação”, explica Kauana.

O trabalho voluntário é uma grande oportunidade para ensinar e aprender por meio do exemplo. A própria Kauana tem o que contar. A professora Liz, guardada na memória da publicitária em um bom lugar, ilustra essa fala. Foi a docente, conta ela, que a fez acreditar que poderia ser melhor a cada dia.

Por isso é que Kauana dá o recado:

“Os pais devem incentivar os filhos a participarem de iniciativas assim. O aluno mais bagunceiro do colégio, com o trabalho voluntário, pode se tornar uma pessoa muito melhor”.

Trabalho voluntário no Brasil

A juíza do torneio de robótica não está só na sua missão de fazer o bem de forma voluntária. De acordo com a pesquisa Voluntariado no Brasil realizada em 2021, o país conta com 57 milhões de pessoas que encontraram um caminho para colaborar com a comunidade.

São brasileiros e brasileiras que doam seu tempo, energia ou talento em prol de causas nas quais acreditam. Um trabalho essencial para que organizações da sociedade civil atinjam seus objetivos e, durante a pandemia, fizeram a diferença e impactaram positivamente a vida de milhões de pessoas.

No Brasil, além de ações em favor de crianças e adolescentes, destacam-se ainda os trabalhos realizados com pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e causa animal.

Voluntariado internacional

O trabalho voluntário pode ser uma porta para explorar o melhor de si e também para o mundo. Um dos exemplos disso é dado pela AFS. Trata-se de uma organização internacional sem fins lucrativos cujo foco é a promoção de intercâmbios culturais entre estudantes de diversos países para a promoção da paz mundial.

Os voluntários atuam no auxílio a estudantes estrangeiros, no planejamento de atividades e eventos e na busca por famílias hospedeiras e escolas.

Mesmo estudando para a sua terceira graduação e  mãe de três filhos, Fabiana Seronni encontra tempo para fazer a sua parte na AFS. Foi para ela, inclusive, o título de voluntária benemérita da organização de 2023.

Em nove anos de voluntariado, Fabiana se tornou mãe de 30 estudantes de intercâmbio de diversas nacionalidades, que foram recebidos em sua casa.

“É pela AFS que posso atuar e exercer a minha paixão em poder ajudar e acolher jovens de todo o mundo”, explica ela.

O chamado da AFS é para integrar uma comunidade global, por meio da qual se pode ser agente da mudança e fazer a diferença no mundo.

Como ser um voluntário?

Existem muitas plataformas que realizam um trabalho sério de ligar quem precisa de ajuda a quem pode ajudar. Uma delas é a Atados. A Transforma Brasil e a Conecta Brasil têm finalidades parecidas.

Não precisa ter dinheiro, basta ter disponibilidade de tempo e disposição para colaborar.

Os três passos básicos são: encontrar uma causa para chamar de sua, procurar por entidades que precisam de voluntários e adequar a sua rotina à nova missão.

Vale lembrar que há outras formas de contribuir com o bem do próximo, como a doação de sangue e de medula óssea. A doação de cabelo para quem está submetido a tratamentos sérios de saúde é outro gesto voluntário de amor que é muito bem-vindo. O importante mesmo é doar-se, não importa como e quanto. É poder ser útil.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Kauana Martins
    Fico imensamente feliz de colaborar com essa matéria tão fantástica. Que ela possa ser divisora de águas pra quem deseja buscar um voluntariado. Meu recadinho pra essa galera: vai sem medo, seu coração nunca mais será o mesmo (no sentido bom da coisa)! P.S: queria também mandar um beijo pra todos meus amigos robotiquers e GRACIOUS PROFESSIONALISM hahaha

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.