Três Histórias Inspiradoras no Oscar 2024

Três Histórias Inspiradoras no Oscar 2024

Por Padre Tiago Felipe Polonha, da Arquidiocese de Curitiba

Estamos às vésperas do Oscar 2024. A maior premiação do cinema acontecerá no próximo domingo, dia 10 de março e conta com vários títulos já conhecidos do grande público e outros nem tanto. Além das 10 películas que concorrem na categoria de melhor filme, há outras maravilhosas histórias que valem muito a pena serem conhecidas. Ao todo, 53 filmes concorrem em 23 categorias diferentes, entre filme, direção, ator, atriz, documentário, animação, curta-metragem, roteiro, som, etc.

Sabemos que essa premiação tão aguardada já tem seus favoritos do público e da crítica, mas quero aqui compartilhar uma breve síntese sobre três títulos que me chamaram muito atenção e que acredito que podem trazer boas reflexões para nossas famílias e para nossa caminhada cristã. São filmes para serem assistidos em família, que nos trazem belíssimas lições de vida. Não estão entre os favoritos ao prêmio e talvez nem sejam muito conhecidos, porém vale muito a pena conhece-los.

 

Os Rejeitados

Alexander Playne, 2023

Drama/Comédia – 2h13

Disponível nos cinemas

Ambientado nos anos 70, a história se passa num colégio interno na Inglaterra e tem como personagens um professor rabugento, um aluno encrenqueiro e uma cozinheira em luto. Durante as férias de Natal, todos os alunos do colégio podem retornar para suas famílias. Entretanto, como nem todos os alunos têm para onde ir, o professor Paul Hunham se oferece para permanecer no trabalho e supervisionar os alunos que ficariam no internato. Entre esses alunos, está Angus Tully, um jovem rico que se gabava de uma viagem programada com sua mãe. Contudo, recebe um recado de última hora que a viagem está cancelada.

Tudo piora quando os demais alunos que permaneceram no internato durante as férias conseguem uma autorização para sair num passeio e Angus acaba ficando sozinho com o professor e a cozinheira Mary Lamb, que mora nos fundos do colégio. Sem ter para onde correr, os três personagens precisam aprender a conviver, para tornar as férias um pouco mais agradáveis para todos. E a partir daí, professor, cozinheira e aluno começam a partilhar na convivência suas histórias e conhecer o passado e a fraqueza de cada um, e assim, uma amizade improvável acaba nascendo.

Esse filme nos mostra uma linda história de descoberta e compaixão e nos leva a refletir sobre os nossos julgamentos, como muitas vezes julgamos o próximo por sua aparência ou status, mas como nossas vidas possuem tantas camadas desconhecidas que vão nos moldando quem somos. Todo mundo merece um pouco de compaixão, pois somos muito mais que apenas os erros em nossas histórias. É assim com o jeito turrão do professor; é assim com as peripécias do aluno mal-educado; e é assim com o olhar sofrido, mas acolhedor da cozinheira. Também é assim com cada um de nós e todas as histórias que carregamos. Devemos aprender a acolher cada história com amor e compaixão.

Os Rejeitados concorre ao Oscar 2024 nas categorias Melhor Filme, Melhor Ator para Paul Giamatti, Melhor Atriz Coadjuvante para Da’Vine Joy Randolph, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Nyad

Jimmy Chin, Elizabeth Chai Vasarhelyi, 2023

Esporte/Thriller – 2h

Disponível na Netflix

A produção nos conta a história real de Diana Nyad, uma nadadora de 60 anos, prestes a se aposentar, mas ainda com um sonho a realizar: atravessar o oceano nadando de Cuba até Flórida, por mais de 16okm de mar aberto. Muito famosa nos anos 70, no auge de sua carreira, Nyad já havia tentado fazer essa travessia com 28 anos de idade, com uma gaiola de proteção para se defender de águas vivas, tubarões e outros animais que vivem no oceano. Porém, acabou falhando. Nas palavras da própria Diana, seu corpo estava pronto, mas sua mente não.

Agora, já em idade avançada para uma atleta, Nyad não quer chegar ao fim de sua vida sem realizar esse sonho. Por isso, ela convoca sua treinadora e amiga Bonnie Stoll e uma equipe formada por 35 apoiadores. Não é uma missão fácil, pois Nyad tem que ultrapassar todos seus limites, enfrentando mais de 55 horas de exercício físico extremo na correnteza das águas congelantes, infestadas de animais perigosos e venenosos. Mas sua determinação é maior que todas as dificuldades e falhas ao longo das tentativas.

O filme é uma ótima reflexão sobre nossos sonhos e o quanto somos dispostos a lutar por eles. Diana Nyad conservou esse desejo por muitos anos até estar preparada para o completar. E mesmo que muitos tentassem desencorajar, ela mantinha sempre o seu foco naquilo que acreditava. Enquanto Nyad está tentando fazer sua travessia, o filme nos mostra flashbacks (memórias) e todas as dificuldades que a jovem Nyad enfrentou para chegar ali. Contudo, ela sabia onde queria estar e por isso não desistiu. Também podemos refletir sobre a importância de ter os amigos certos ao nosso lado, que nos incentivem a seguir em frente.

Nyad concorre ao Oscar 2024 nas categorias Melhor Atriz para Annette Bening e Melhor Atriz Coadjuvante para Jodie Foster.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Flamin’Hot: O sabor que mudou a história

Eva Longoria, 2023

Comédia/Drama – 1h39

Disponível na Disney+ e Star+

Mais uma história real que pode nos inspirar muito, Flamin’hot nos apresentará a vida de Richard Montañez, um jovem zelador da Frito Lay, que se tornou vice-presidente de vendas multiculturais da PepsiCo. Montañez é filho de imigrantes mexicanos que moravam nos EUA. Com um pai muito rígido e sofrendo todo tipo de preconceito, ele cai no mundo do tráfico para ganhar seu dinheiro. Entretanto, ao conhecer sua esposa, nosso personagem decide mudar de vida e procurar um emprego que lhe ofereça a segurança de um salário fixo. É assim que Richard, desacreditado por seu pai, consegue a vaga de faxineiro na fábrica de salgadinhos Frito Lay.

Porém, as ambições de Richard eram maiores. Apoiado por sua esposa, ele encontra força para enfrentar todos os preconceitos dos colegas de trabalho, conseguir se aproximar da chefia da empresa e falar de suas ideias para revolucionar a indústria de salgadinhos. De fato, na sua casa, Montañez, sua esposa e filhos, já faziam misturas de temperos e especiarias para deixar os salgadinhos mais saborosos. Então, por que não fazer isso direto na produção? Mas como um simples zelador mexicano poderia opinar numa mega empresa? Somente com muita ousadia e coragem. E foi assim que Richard Montañez criou o famoso sabor do Cheetos Flamin’hot, ou Super Picante.

Esse filme muito divertido que nos mostra a história da determinação de um homem latino pode nos ensinar muitas lições sobre preconceito e a luta por aquilo que acreditamos, sobre o apoio da família e sobre jamais desistirmos de nossos sonhos. Assim como Nyad nos apresentava a luta de uma esportista contra todos os obstáculos, Flamin’Hot nos apresenta a garra de uma família comum e ordinária para enfrentar os preconceitos que a sociedade nos impõe. É um filme para ser visto em família, que nos levará a refletir o quanto nós podemos oferecer de bom para a sociedade, mesmo que ninguém acredite em nosso potencial. E mesmo que tudo pareça dar errado, a perseverança poderá nos levar além.

Flamin’Hot: O sabor que mudou a história é uma joia escondida entre os indicados ao Oscar 2024 e está concorrendo na categoria Melhor Canção Original com The Fire Inside.

_____________________________________________________________________________________________________________________________________

Mais sugestões do Padre Tiago Polonha

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Eu amei as sugestões de filmes! Adoro enredos com histórias de superação. Obrigada por compartilhar!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.