A inveja é querer que o outro não tenha, segundo uma das definições, de autoria do escritor Zuenir Ventura, que pesquisou o tema para o livro “Mal secreto (inveja)”. Trata-se de um desejo desordenado por aquilo que pertence a outra pessoa. Vai totalmente contra o mandamento de amar ao próximo e é considerada um pecado grave, pois gera ressentimento e afasta o indivíduo da caridade e da gratidão.
Mesmo assim, como humanos, embora muitas vezes não queiram conscientemente, diversas pessoas sentem isso, mesmo que tenham vergonha de confessar até para si. O Catecismo da Igreja Católica (CIC 2539) ensina que a inveja é um vício capital, que pode levar à tristeza pela felicidade alheia, envenena as relações e destrói a paz interior.
Para afastar a inveja, é preciso buscar a humildade, a oração e a confiança na providência divina. A oração sincera e a leitura da Palavra de Deus são ferramentas espirituais para combater esse sentimento.
Veja três versículos que ajudam a pensar sobre o assunto, afastar a inveja e trazer paz ao coração!
“O ânimo sereno é a vida do corpo, mas a inveja é a podridão dos ossos”.
O versículo mostra o contraste entre a serenidade e a inveja. A tranquilidade de espírito traz saúde, enquanto a inveja corrói a alma e o corpo. Buscar a paz interior, pela fé e confiança em Deus, é o primeiro passo para combater a inveja.
“Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e toda espécie de obras más”.
O apóstolo Tiago alerta sobre o perigo da inveja, que gera confusão e maldade. O versículo ensina que, onde reina a inveja, o caos e a maldade seguem. A prática da caridade e do amor fraterno são fundamentais para afastar esses sentimentos destrutivos.
“Não te irrites por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois serão logo ceifados como a erva e murcharão como a erva verde”.
Este salmo conforta ao lembrar que a justiça de Deus prevalece. Não devemos nutrir inveja ou raiva daqueles que parecem prosperar pela injustiça, pois Deus cuida de todos, e a justiça divina é certa.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.