Você já ouviu falar em catequese familiar?

Você já ouviu falar em catequese familiar?

A família é o berço da fé. Por isso, realizar ações que aproximem toda a família da Igreja é tão importante. Nesse contexto surgiu a Catequese Familiar, que são encontros catequéticos voltados aos pais ou responsáveis dos catequizandos. Cada Paróquia organiza suas palestras, bate-papo e animação. Margarida de Fátima Faveri, coordenadora da Catequese do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR), conta como essas atividades têm sido importante para a união familiar.

Os oito encontros anuais são guiados pelo material didático enviado pela Arquidiocese de Curitiba, que define os temas. Alguns deles são: conscientização e educação da fé e da vida; alegria do Senhor e a nossa força; caridade e temperança; partilha e ação de graças.

“O envolvimento das famílias tem crescido dia a dia. Já vemos pais que trazem os filhos à catequese e querem ficar nos encontros por quererem aprender, crescer na fé e no conhecimento sobre Deus”, explica Margarida, que comenta que tem existido um movimento de filhos levando os pais à Igreja e pedindo mais encontros e eventos para toda a família.

Aos domingos, o álbum litúrgico recomenda a atividade em casa em família. Os filhos sentam com os pais para leituras, reflexões e atividades após e, claro, também participam da celebração dominical.

O trabalho de conquista envolve a escolha de palestrantes, das músicas e toda a estrutura. “O mundo lá fora oferece muitas distrações. Precisamos atrair toda a família mostrando que aprender a Palavra de Deus, seus conhecimentos, que fazer o seu caminho é ainda mais interessante. É preciso ter apego e amor para aproximar as pessoas de Deus.

Como explica o Padre Reginaldo Manzotti, pais e mães são espelhos para os filhos e os mais jovens olharão os seus exemplos, por isso:

“os pais são os primeiros catequistas e responsáveis pela vida de fé de seus filhos”, reforça o Sacerdote. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Irmã Maria Edir da Silva
    Muito bom desejo fazer um trabalho para finalizar o meu cursos de pós graduação em catequese, com este tema. Catequese familiar. Estou pesquisando. Obrigada gratidão gratidão
  • Elizangela Alves Marques lobo
    Muito bom esse artigo e a iniciativa de vcs. Faço parte da pastoral familiar da minha comunidade e temos 1 vez por mês um encontro com os Pais das turmas de catequese da paroquia.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.