Uma das bandeiras mais famosas do mundo tem uma inspiração católica que pouca gente sabe. As doze estrelas douradas que formam um círculo sobre um fundo azul se tornaram rapidamente conhecidas no mundo todo após terem sido instituídas como símbolo oficial da União Europeia. A sua criação, porém, – e aqui está o mais interessante! – foi inspirada em ninguém menos que a própria Virgem Maria.
O desenho original da bandeira da UE foi criado pelo designer francês Arsène Heitz, que ganhou a competição quando da escolha do seu símbolo maior. A decisão ocorreu ainda nos anos 1950, pelo Conselho da Europa, com a intenção de utilizá-la de imediato e no futuro, quando o veículo de integração e promoção de uma unidade europeia avançasse mais.
A UE, que se estabeleceu oficialmente pelo Tratado de Maastricht apenas na década de 1990, e que veio a materializar o planejado 40 anos antes, também validou a escolha da bandeira de Heitz como seu símbolo maior. Desde então, o seu uso tem sido conjuntamente controlado pelo Conselho da Europa, além da própria União Europeia.
Segundo Heitz, que é católico, a sua inspiração foi a “Medalha Milagrosa” que ele usava no pescoço, símbolo também fortemente presente na catedral de Estrasburgo, a sua terra natal. O simbolismo da bandeira é, portanto, uma clara alusão à devoção mariana, que atribui a Nossa Senhora a passagem do início do capítulo 12 do Apocalipse:
“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e sobre a cabeça uma coroa de 12 estrelas”.
A coroa de 12 estrelas de Maria, portanto, é a que decora a bandeira que representa hoje 27 países. E não é difícil encontrar com uma delas quando se passeia pela Europa, em frente a prédios públicos e monumentos históricos, ou mesmo durante a transmissão de eventos importantes.
Além disso, a bandeira aparece na face de todas as notas de euro e as suas estrelas, em todas as moedas. Você poderia não conhecer a informação até aqui, mas agora vai associar à Virgem Maria toda vez que a bandeira aparecer em seu caminho.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.