O esporte pode ser uma ferramenta de integração e paz. E é exatamente essa visão que a Athletica Vaticana, a primeira associação esportiva oficial da Santa Sé, busca promover. Criada em 2017, a equipe de atletismo composta por sacerdotes, freiras, guardas suíços e diversos funcionários do Vaticano representa a prática esportiva e também o compromisso com a solidariedade e a inclusão.
Fundada espontaneamente por um grupo de funcionários da Santa Sé, a Athletica Vaticana foi oficializada como associação em 2019 e, desde então, tornou-se membro da Federação Italiana de Atletismo (Fidal). É o primeiro grupo estrangeiro inscrito na entidade, com um acordo firmado com o Comitê Olímpico Italiano (Coni), o que permite a participação em competições nacionais e internacionais. A associação tem membros que trabalham ou estão ligados ao Vaticano e sua missão é clara: promover o esporte como instrumento de inclusão e encontro.
Embora tenha como um de seus objetivos a participação em eventos esportivos, como competições de atletismo, críquete e esportes paralímpicos, a Athletica Vaticana se diferencia por seu olhar inclusivo. A associação trabalha regularmente com migrantes e refugiados, em prol de promover o espírito de fraternidade e solidariedade. Como parte desse propósito, dois atletas honorários – Buba Jallow, da Gâmbia, e Amsou Cissé, do Senegal – já foram integrados ao grupo como solicitantes de asilo.
Além disso, a equipe assinou um acordo com a Federação Italiana de Esportes Paralímpicos e Experimentais. Durante a estreia oficial da associação, a Athletica Vaticana participou de uma corrida simbólica em Roma chamada “A Corrida do Miguel”, um evento em memória de Miguel Benancio Sánchez, um atleta argentino desaparecido durante a ditadura militar de seu país.
Em setembro de 2023, a Athletica Vaticana deu um novo e importante passo: a inauguração de sua sede operacional no Edifício San Calisto, em Trastevere, Roma. A cerimônia de abertura contou com a presença do Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, que destacou a importância da associação para a missão da Igreja.
“Esperamos que cheguem novos troféus, mas devo dizer, conhecendo um pouco a realidade da Athletica Vaticana, que este espaço vazio já está cheio de troféus: o troféu da inclusão, de ir ao encontro das crianças doentes, o troféu de pensar naqueles que não têm mais a possibilidade de praticar esporte. O troféu da amizade com os pobres. Troféus que são muito raros e difíceis de ter e que a Athletica Vaticana ganha todo mês”, afirmou o cardeal à época ao Vatican News.
Frase do Papa Francisco estampa camiseta da equipe: “O esporte constrói pontes, derruba barreiras e promove a paz”./Foto: reprodução site Vatican News
A Athletica Vaticana também conta com o apoio e carinho do Papa Francisco, que enxerga no esporte um meio de promover a cultura do encontro e a paz. O Santo Padre frequentemente destaca como o esporte é capaz de unir pessoas de diferentes origens e promover a inclusão.
Como destaca o Cardeal Tolentino de Mendonça, a equipe representa uma “página contemporânea do Evangelho”, na qual convivência, o respeito e a construção do bem comum se encontram no esporte.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.