Como ser mais feliz?

Como ser mais feliz?

A pergunta é curta, mas seu contexto e explicação são imensos, quase sem fim. Afinal, todo mundo quer ser feliz, mas o que essa tal felicidade realmente significa? A resposta envolve séculos de busca humana, espiritualidade, ciência e reflexão sobre a existência. Para alguns, a felicidade está nas conquistas e realizações. Para outros, é uma sensação interna, profunda e duradoura. E ainda há quem veja a felicidade como algo efêmero, momentâneo, porém, possível de ser cultivado diariamente.

Nesta matéria, apresentamos perspectivas sobre como ser mais feliz. Temos contribuições do Padre Reginaldo Manzotti; Carol Tormena, palestrante e coach de desenvolvimento pessoal; e de Paulo Pacheco, Diácono e supervisor do Aconselhamento Espiritual da Associação Evangelizar É Preciso.

Para começar, vamos ao conceito: o que é felicidade?

A psicologia positiva, corrente iniciada pelo psicólogo Martin Seligman nos anos 1990, define a felicidade como um estado de bem-estar que envolve vida com sentido, emoções positivas e realização pessoal. Não se trata apenas de estar alegre, mas de cultivar relacionamentos saudáveis, engajar-se com a vida e reconhecer propósitos que vão além do prazer imediato.

Como alerta Carol Tormena, vários estudos já revelam que a busca constante pela felicidade pode ser um dos maiores obstáculos para vivê-la e “é o que mais tem deixado as pessoas infelizes”, destaca. Isso porque colocamos “condições emocionais e materiais que surgem depois da conquista de algo”.

Para Paulo Pacheco, a felicidade passa pelo verbo ser, e não apenas pelo ter.

“Grande parte das pessoas associa felicidade ao verbo ‘ter’, e acabam negligenciando o ‘ser’. Quando se enriquece o ser, até o ter é ressignificado. É nesse aspecto que entra Deus: só Ele pode transformar a forma como a vida se apresenta para nós”.

O Diácono acrescenta ainda que, nessa explicação, não há uma crítica a querer ter conquistas materiais.

“Não é errado querer ter coisas, seja para o conforto, seja para segurança, seja para facilitar a vida, mas a vida não pode ser apenas essa busca”, explicou.

Ele ainda cita uma parte da Bíblia: “Acho linda a passagem em que Moisés pergunta o Seu Nome. Moisés perguntou: ‘Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: o Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e se eles me perguntarem: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi?’ Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês”, compartilhou. Portanto, o Pai dá o caminho que a felicidade maior está no ser em Deus.

A raiz da felicidade

A palavra “felicidade” vem do latim felicitas, que por sua vez deriva de felix, termo que significa fértil, frutífero, próspero. Originalmente, indicava a qualidade de alguém que gerava frutos, que florescia. A origem se relaciona mais com uma felicidade que é menos euforia e mais plenitude e realização do ser.

Essa definição se aproxima da visão cristã da felicidade como dom de Deus e resultado de uma vida coerente com o amor. Segundo Carol Tormena, a chave está em inverter a lógica que comumente se vê por aí. “Se ter sucesso é ser feliz, por que temos que ter sucesso para ser feliz? Ao inverter a ordem – ser feliz para ter sucesso – a ciência mostrou que a felicidade pode ser mais eficiente e o sucesso também”.

Padre Reginaldo Manzotti orienta espiritualmente os fiéis sobre o tema. “Só encontramos nossa felicidade, nossa vida plena, em Jesus Cristo. Não adianta buscar em outro lugar ou pessoa”.

O Sacerdote ensina que o relacionamento com Jesus “cura a visão da nossa própria existência” e dá novo sentido à vida:

“Jesus não nos força a nada, não arromba nosso coração. Mas, quando damos pelo menos uma brechinha, Ele entra lentamente em nossa vida e realiza maravilhas”.

Ele também incentiva momentos de intimidade com Deus, especialmente diante do Santíssimo. “Não precisa rezar, somente se colocar sob o olhar de Jesus basta. Ao sentir vontade de chorar, chore. Se sentir vontade de cantar, cante. Já se não sentir vontade de fazer nada, não faça. Apenas saber que está sob o olhar de Jesus basta”.

 

Continue a leitura

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.