Dia da Felicidade: todos os caminhos da Bíblia levam a esse estado

Dia da Felicidade: todos os caminhos da Bíblia levam a esse estado

Você sabia que 20 de março é o Dia Internacional da Felicidade? Apesar de frequente, principalmente após o advento das redes sociais, a associação entre felicidade e bens materiais está errada. Eles podem até ser fontes de alegria, é bem verdade, mas isso não dura muito. A felicidade real e duradoura vem, conforme a Bíblia, por seguirmos o exemplo de Jesus Cristo e desenvolvermos atributos cristãos importantes, como bondade, justiça, amor e misericórdia.

“Mas também, se padecerdes por amor da justiça, bem-aventurados sereis; e não temais as suas ameaças, nem vos turbeis” (1 Pedro 3,14).

Conforme explica a psicóloga Simone Melo, nas redes sociais, a vida de todos parece plena e realizada, livre de qualquer adversidade, e faz com que muitos se comparem e foquem nas coisas ruins da própria vida. Como naquele ditado de que “a grama do vizinho é mais verde”. Acontece, segundo ela, que “a grama do vizinho pode ser sintética” e “é preciso olhar pra dentro de si”.

A Escritura Sagrada ajuda – e muito – a encontrarmos esse caminho, que envolve a não comparação, a gratidão pelo que se tem e conseguiu e o mais importante: a certeza de que a felicidade só será encontrada junto a Deus. Mesmo sem isso, tudo o que será encontrado é inquietação e vazio espiritual, grandes obstáculos ao estado de felicidade.

“Deleita-te também em Jeová, e ele te concederá o que deseja o teu coração” (Salmos 37,4).

Padre José Neto diz que é importante olharmos para a nossa vida pela perspectiva da Bíblia, de acordo com a qual Jesus sabe e reconhece quem cada um de nós somos, e não as redes sociais ou os outros fazem essa afirmação. “Jesus diz quem cada um é com base em quem cada pessoa é de verdade, sem mentiras. A lente que importa é a do Senhor”, diz o religioso.

“Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso” (Provérbios 16,20).

Ele destaca três ações importantes para vivermos a tão desejada felicidade plena: seguirmos os ensinamentos de Jesus, vencer os apetites do corpo humano e ouvirmos a voz do Espírito Santo. “Não importa o que você faça, sua mais profunda, verdadeira e duradoura felicidade resulta de seu conhecimento do plano de Deus e de sua decisão de seguir esse plano”, afirma Padre Neto.

Uma pesquisa divulgada hoje (20) pelo Estadão, aplicada em São Paulo, trouxe um resultado interessante: a espiritualidade é o atributo mais decisivo para a sensação de felicidade dos paulistas e as mulheres se tornaram mais felizes do que os homens. Curioso, não é mesmo?

 

Planos de Deus

A Bíblia também associa a felicidade ao aceite e respeito aos planos de Deus. Como já vimos, isso passa pelo entendimento que devemos parecer com Ele, em nossos gestos e ações. O que não significa que devemos ser perfeitos, nada disso. Até porque Deus sabe que não será possível. Mas isso tem a ver em tentarmos fazer e dar o nosso melhor e, assim parecermos com Ele.

Aceitar os Planos de Deus também significa compreender que decisões certas podem trazer tristezas e decisões erradas serem fontes de alegria. Fatos não compreendidos por nós, porém, conhecidos por Deus e parte dos seus planos. Sobre isso, é importante entender que Ele é o sustentador de todas as coisas, pois dá sentido à própria vida.

Padre Neto lembra que em Deus está represada a plenitude da alegria, do contentamento e da paz. Ele é o meio pelo qual todas as coisas existem: a luz que pode iluminar uma vida escura, criar propósitos e emanar contentamento. O que nos remete ao que disse Jesus a uma mulher carente de vida plena, conforme consta no Livro Sagrado: “Aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna” (João 4,14). Mais didático impossível.

Versículo da felicidade

São muitos os versículos da Bíblia que nos permitem encontrar o caminho da felicidade, mas há uma sequência deles que deve ficar sempre à disposição quando a dúvida sobre como encontrá-la insistir.

Versículos que tratam sobre o que Deus espera de nós e como devemos lidar com as dificuldades do dia a dia, a partir do entendimento de que não é sobre estar triste ou alegre naquele momento, mas sim que a felicidade é um estado possível e acessível, que passa pela conexão com Deus, e depende única e exclusivamente de nós.

“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5,3-10).

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.