Maior estátua do mundo de Nossa Senhora de Fátima em Crato (CE)./Imagem: captura de vídeo
Um grande acontecimento de fé e devoção no Cariri. Em 13 de novembro, a cidade do Crato (CE) vai inaugurar o maior monumento do mundo dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Será uma escultura monumental de 54 metros de altura, que irá superar em tamanho, por exemplo, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A obra deve atrair peregrinos de todo o Brasil, simboliza a força da fé mariana e consolida o estado como importante destino de turismo religioso.
Moradores do Crato e de toda a região aguardam com entusiasmo a celebração, que reunirá mais de 100 caravanas de diversos estados do Nordeste. O evento marcará também a segunda visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. A primeira ocorreu há 72 anos, em 1953.
A escultura é equivalente a um prédio de até 18 andares. Está erguida no mesmo local onde, em 1968, foi colocada a primeira imagem em homenagem à Santa. O espaço será agora elevado a santuário, conforme anunciou o bispo diocesano do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, que define o novo monumento como “um lugar para celebrar a fé e experimentar o amor de Maria”.
Entre os dias 10 e 13 de novembro, a cidade sediará a Jornada Mariana Diocesana como parte das comemorações do Jubileu da Esperança. O encontro reunirá fiéis em momentos de espiritualidade, celebração e missão, além da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima de Portugal a paróquias, hospitais e instituições da região.

Imagem: captura de vídeo
A ideia é que o monumento vá além de ser ponto de passagem, mas um espaço de encontro, onde fiéis possam permanecer, testemunhar e viver a espiritualidade mariana.
A escultura foi criada pelo artista brasileiro Ranilson Viana, que destacou a imponência e o simbolismo da obra. A imagem traz os símbolos tradicionais de Nossa Senhora de Fátima, que são a coroa, representando sua realeza, e o manto branco, sinal de pureza e intercessão.
Fundado há 172 anos, o Crato é berço de Padre Cícero Romão Batista, o “Padim Ciço”, e faz parte de uma das regiões mais devotas do Brasil. Além de paróquias, escolas e praças dedicadas a Nossa Senhora de Fátima, o município abriga também uma réplica da Capelinha das Aparições, inspirada no Santuário de Fátima, em Portugal.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.