Nesta sexta-feira (25), a Black Friday – uma das datas mais esperadas no calendário do comércio – aquece as vendas de comerciantes de diversos nichos de mercado. De acordo com levantamento da NielsenIQ/Ebit, 40% dos consumidores brasileiros estão na expectativa de encontrar preços mais baixos nesta época de promoções, importada dos Estados Unidos que já está virando tradição por aqui também. Além disso, a intenção de compra de produtos para a família, visando o Natal subiu 33% este ano, um crescimento de 31% em comparação com a data no ano passado.
Para quem quer aproveitar as ofertas sem enfrentar ciladas, o professor do curso de Direito da Estácio Ricardo Oliveira dá algumas dicas.
O docente da Estácio reforça que todos os direitos do consumidor são válidos durante a Black Friday, assim como em qualquer outra promoção. “Caso as empresas não cumpram com os direitos e deveres previstos no Código de Defesa do Consumidor, procure ajuda. Algumas ferramentas e órgãos podem ser acionados com o intuito de solucionar os impasses. Essa etapa é muito importante, já que pode resolver a reclamação e evitar ações judiciais, que custam mais tempo e dinheiro”, orienta o especialista.
A orientação é que a reclamação seja aberta no Procon, caso o comprador não consiga resolver o problema diretamente com o estabelecimento comercial. Para isso, é preciso entrar no site do órgão do seu Estado para registrar a ocorrência. Outro canal é o portal oficial do governo (consumidor.gov.br).
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