Se você está procurando um destino para viver sua espiritualidade, com momentos de paz, silêncio, reflexão e contemplação, o IDe+ de hoje traz a dica certa. Caso ainda não tenha vivido a experiência de passagem e hospedagem em um mosteiro, então, a hora é agora.
Recebendo peregrinos ao longo dos séculos por todo canto do mundo, “todo mosteiro, segundo as circunstâncias de lugar e de tempo, mantém a tradição de receber os hóspedes e os pobres como o Cristo. Recebam os irmãos com bondade e reverência todos aqueles que a divina providência conduz ao mosteiro, porém que a paz monástica não sofra prejuízo por este serviço” (Constituições OCSO, n° 30).
Com a tradição ainda viva, os mosteiros são locais conhecidos para descanso e reabastecimento – na falta de melhores acomodações disponíveis. Nos dias atuais, servem ainda como locais de experiências profundas como retiros espirituais, compartilhando com aqueles que os procuram um pouco da espiritualidade contemplativa de suas comunidades.
Se você tem curiosidade e desejo de viver uma experiência como essa, o conteúdo de hoje vai te ajudar. Vamos indicar três mosteiros para você explorar no Paraná. Bora lá?
Em Campo Tenente, a menos de 100 km da capital Curitiba, está o mosteiro Trapista Nossa Senhora do Novo Mundo. A hospedaria está aberta a todos que buscam reflexão e tranquilidade e, mesmo que para quem precisa, tenha um padre à disposição, o local recebe todo e qualquer hóspede, independente da religião. A maioria das acomodações é de quartos individuais, mas existem opções para receber casais.
Para quem deseja acompanhar e saber mais sobre a vida monástica, a rotina dos monges começa às 3h, assim, neste horário, já é possível acompanhar as atividades diárias e as orações, realizadas de três em três horas.
Com relação a despesas financeiras, a contribuição pedida pelos monges serve apenas para a manutenção e limpeza do local, além das refeições. O mosteiro fica na Estrada Velha Lapa, s/n, km 7.
Também pertinho da capital, mas desta vez nos campos gerais, o Mosteiro da Ressurreição fica em Ponta Grossa. Os religiosos são da Ordem de São Bento, muito tradicional na Igreja Católica. Eles estão abertos de terça a domingo para receber hóspedes, sem cobrar valor fixo pela estadia, apenas pedem contribuição voluntária em troca do café da manhã, almoço e jantar.
Também é possível levar itens para alimentação entre as refeições oferecidas pelos monges. No local não há wifi ou tv. A proposta é de imersão e, por isso, quem busca oração pode acompanhar os monges em suas programações normais que incluem sete momentos de oração por dia, além da abertura dos monges para aconselhamento individual e à convivência com os hóspedes. O Mosteiro da Ressurreição fica na BR 376, km 5.
Mosteiro em Ponta Grossa, no Paraná. Fonte: Divulgação
Nossa última dica de hoje, na verdade, traz mais um espaço para retiros do que um mosteiro, propriamente dito. A Casa de Retiro Irmãs do Verbo Encarnado é ligada à Igreja Católica e fica em Curitiba, no Pinheirinho.
Perfeita para quem busca uma experiência de tranquilidade, a Casa possui um ambiente adequado à reflexão e à oração. No espaço, várias capelas estão disponíveis aos hóspedes, além de salas e quartos. No pátio, há um local muito acolhedor, com árvores e bancos.
Nesta Casa de retiro, há o preço fixo de hospedagem de R$ 130 por dia, com café da manhã, almoço e jantar, mas tudo pode ser ajustado se houver negociação diretamente com as irmãs. Para quem se interessar, a Casa de Retiro Irmãs do Verbo Encarnado fica na rua Padre Rafael José Kalinowski, 756.
Fonte: Divulgação
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.