3 dicas do Padre Reginaldo Manzotti para melhorar a vida espiritual ainda em 2022

3 dicas do Padre Reginaldo Manzotti para melhorar a vida espiritual ainda em 2022

Foto: Felipe Gusso

 

O mês de dezembro começou! As vitrines se enchem de luzes e mensagens de que o ano está acabando para que 2023 comece. E aí cabe uma pergunta: será que ainda dá tempo de fazer alguma coisa para nossa espiritualidade ainda em 2022? 

Engana-se quem pensa que a resposta é não. Todos os dias é possível estabelecer e cumprir metas em prol da fé e da nossa relação com Deus. 

Caso você esteja com dúvidas de como fazer isso, perguntamos ao Padre Reginaldo Manzotti algumas dicas de melhorar a vida espiritual, ou pelo menos dar os primeiros passos, ainda neste ano. O Sacerdote mostra que você ainda pode transformar seu dia a dia com esses propósitos.  

 

  • Confiar em Deus

Para Padre Reginaldo Manzotti, dar graças ao Senhor e confiar a Ele tudo o que nos angustia é essencial. Para isso, devemos seguir as recomendações de São Paulo:

“Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias, apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças” (Fl 4,6).

Depois, a dica é deixar que o Espírito Santo nos conduza, tendo como farol a Igreja, que nos ensina como mãe e mestra, e nos faz recordar de tudo o que Jesus disse, nos educando para a vida de fé.

Isso porque, segundo o Padre, não é possível ter fé sem conhecer a Palavra de Deus. “Procure estimular a fé através de leitura bíblica e artigos religiosos, assista a filmes de histórias bíblicas. Pesquise sobre a vida dos santos”.

Foto: Felipe Gusso

 

  • Exercite a caridade

No final de ano, é comum receber muitos pedidos para obras sociais e ajudas diversas. Dessa maneira, se você ainda não ajudou, pode ser a chance que estava esperando. Vale ressaltar que a caridade e a fé caminham juntas.

Padre Reginaldo reforça as palavras de São Tiago:

“Se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso? Por acaso a fé poderá salvá-lo? Por exemplo: um irmão e uma irmã não têm o que vestir e lhes falta o pão de cada dia. Então, alguém de vocês diz para eles: ‘Vão em paz, aqueçam-se e comam bastante’. No entanto, não lhes dá o necessário para o corpo. Que adianta isso?”. Assim também é a fé: sem as obras ela está completamente morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. “Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras” (Tg 2,14-18).

 

  • Ore e participe dos sacramentos

A correria do dia a dia pode ter afastado alguns cristãos da presença na oração e nos sacramentos.  Mas a fé precisa de alimento para se manter presente e viva. 

Por isso, é fundamental, segundo Padre Reginaldo, criar um hábito e um espaço para oração diária. “Não se preocupe em se dirigir a Deus com palavras difíceis ou muitas palavras. Ele nos conhece e sabe o que vai em nosso coração. Nenhuma oração passa despercebida ao seu conhecimento, porque Ele nos ama. Se não somos atendidos como queríamos, somos atendidos como necessitamos”, confirma.

Além disso, participar da Igreja e dos sacramentos da confissão e da comunhão elevam a presença do Espírito Santo. Quanto mais nos dedicamos a isso, mais presença de Deus confirmamos. “Quem diz que conhece a Deus, mas não cumpre os Seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele. (1Jo 2,4).

Foto: Felipe Gusso

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Flávia I Freitas
    Parabéns Pe Reginaldo Manzotti por esses conselhos tão importantes, sou associada da obra e me sinto agradecida pelos textos edificantes do IDE+, acredito que a confiança em Deus é fundamental, e sendo caridosos, orando e participando dos sacramentos teremos com certeza um restante de 2022 feliz e iniciaremos 2023 fortalecidos, que Deus continue lhe abençoando com saúde e perseverança. Shalom

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.