3 dicas para aumentar a mansidão e a força interior

3 dicas para aumentar a mansidão e a força interior

Como advogada, observo como os crimes passionais acontecem frequentemente em nossa sociedade. No crime passional, a pessoa comete um ato violento devido a um impulso forte de raiva ou outra emoção, de forma não premeditada. Não são raros os crimes cometidos sob a influência de uma violenta emoção.

Infelizmente, a sociedade relaciona força com agressividade. No entanto, o cristianismo vai na contramão da agressividade social, pois Jesus pregou o amor e a Bíblia ensina, ao ser humano, que a verdadeira força é saber sacrificar-se pelos outros e servir o bem.

Força interior não tem a ver com agressividade, mas com autocontrole, amor, caridade, amabilidade e até mesmo mansidão. Mansidão significa brandura na maneira de expressar-se, doçura, meiguice e suavidade.

Por incrível que pareça, é necessário ter muita força interior para alcançar a mansidão. O cristianismo ensina que a verdadeira força consiste em dominar os nossos sentidos e corrigir as nossas más paixões.

 

Como ser mais manso

Pensando sobre a importância da mansidão para a construção de uma sociedade melhor, separei três dicas para fortalecer a nossa diplomacia e afastar a agressividade dos conflitos.

Firma-te no caminho do Senhor, na sinceridade de teus sentimentos e teus conhecimentos, nunca te afastes de uma linguagem pacífica e equitativa. Eclesiástico 5,12.

1. Escute mais e fale menos

Quando escutamos mais, descobrimos melhor acerca da personalidade dos indivíduos que vivem ao nosso redor. E, assim, poderemos agir da forma mais agradável e adequada na construção de uma relação saudável.

Conhecendo as personalidades dos outros, saberemos respeitar melhor os seus pontos fracos e os seus limites. Poderemos “driblar” conflitos, porque teremos consciência dos assuntos inconvenientes e emocionalmente dolorosos que precisam ser evitados na presença de determinadas pessoas.

Ser mais amável não custa nada. Afinal, por que falar dos temas mais sensíveis e polêmicos de modo inconveniente? Tendo a consciência de que algo pode desagradar o outro, é melhor ficar calado. O coração de cada ser humano precisa ser respeitado e não pode ser um recipiente para as nossas mazelas nem para a formação de mágoas.

Evitar palavras inconvenientes pode evitar muitos conflitos desnecessários, pecados e até mesmo crimes. Uma palavra errada no momento errado pode “inflamar” os piores sentimentos dentro das pessoas.

 

2. Seja diplomático ao expressar o que pensa

Ser uma pessoa amável e pacífica não significa ser uma pessoa permissiva, porque não devemos aceitar tudo o que fazem conosco apenas para evitar conflitos. Muitas vezes, é preciso se posicionar de maneira clara e forte.

Podemos expressar o que pensamos de forma assertiva e, ao mesmo tempo, diplomática. Ser uma pessoa diplomática significa resolver conflitos com inteligência, sabedoria e elegância em vez de tomar atitudes agressivas.

Um pensamento pode ser comunicado de diversas maneiras, mas um bom cristão falará o que pensa da forma mais sábia e gentil. Pense antes de falar e escolha as palavras mais adequadas para expressar o seu posicionamento. Frases honestas, bondosas e alinhadas com a sabedoria do cristianismo são sempre as melhores.

A ponderação ao lidar com assuntos delicados precisa do bom senso de uma mente inteligente e equilibrada. Uma pessoa verdadeiramente sensata sempre escolherá as melhores palavras para comunicar o que pensa.

Mesmo que você não saiba usar palavras “bonitas”, elas virão até você com o tempo e inspiradas pelo próprio Espírito Santo quanto mais você demonstrar atitudes pacificadoras e conciliadoras na sua caminhada.

 

3. Fortaleça a sua autoestima

Há quem confunda autoestima com orgulho, mas eles carregam significados diferentes. A autoestima é saudável, pois significa que conseguimos enxergar o nosso próprio valor e amar o próximo da mesma maneira como amamos a nós mesmos. Já o orgulho é pecado, porque carrega a soberba e a necessidade desordenada de ter sempre razão.

No orgulho, existe a pretensão de superioridade sobre as pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, ódio, agressividade e descontrole emocional diante de quaisquer ofensas ou frustrações.

Quem é orgulhoso tem a autoestima baixa geralmente, porque não consegue ver o verdadeiro valor de si mesmo e precisa provar o tempo todo que tem razão e proteger o seu ego. Para uma pessoa com a autoestima frágil e orgulhosa, qualquer ofensa é motivo para demonstrações de agressividade e atitudes passionais.

Nesse sentido, é preciso fortalecer a nossa autoestima. É interessante perceber que a autoestima forte, saudável e equilibrada caminha ao lado da humildade e traz mais mansidão para o nosso interior. Quando amamos a nós mesmos e temos consciência do nosso valor, não nos ofendemos com qualquer coisa nem ficamos desesperados diante de qualquer frustração.

Trabalhar bem a autoestima dentro de nós fortalece a nossa mansidão e o nosso caráter amável, porque ficamos mais seguros sobre a nossa identidade e perdemos a necessidade de provar que temos razão em tudo.

Quem tem boa autoestima pode ouvir uma ofensa sem sentir grandes abalos emocionais. Quem ama a si mesmo também sabe amar e tolerar melhor o próximo. Com mais amor e mansidão, podemos reagir de forma mais sábia e sensata diante de tudo em vez de revidar ofensas com atitudes orgulhosas, mesquinhas e violentas.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Leila Priscila Cafruni
    Enseno maravilhoso tudo que eu precisava ouvir
  • Alanna Lazaretti
    Que ensino lindo e necessário. Me ajudou muito em como posso ser melhor, mais mansa, e como agir melhor em todas as situações. Obrigada pela disponibilidade de ser usada para o Reino, Deus abençoe! ❤️‍🔥❤️‍🔥
  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada pelos ensinamentos desses conteúdos! Aprendo muito a cada dia sobre tudo! Parabéns Equipe abençoada🌻👏🏻👏🏻👏🏻💙
  • Alda Arruda Bisso Bisso
    Prezados.] Como desenvolver a autoestima? o que fazer, praticar? Gostaria de receber dicas bem práticas e reais, exemplos em fim referências do que fazer.
  • Márcia Elizabeth de Araujo
    Gostei muito, sinceramente estava precisando de uma luz para resolver determinado assunto
  • Antonia Estanislane Lopes
    Muito interessante, me ajudou bastante e acredito que não só a mim mas a várias pessoas.
  • Luciano
    Ótimo
  • Francisca Camila Alencar Ferreira
    Em tempos de intolerância e ódio, em que perdemos a paciência com facilidade praticar a mansidão torna-se um desafio diário. São muitas dificuldades no cotidiano, que nos fazem aborrecer com os outros por motivos quaisquer e tem também a instabilidade econômica, o desemprego ou o emprego precarizado... Quando vem orientação da palavra de Deus para superarmos os desafios da convivência e praticarmos a fraternidade tudo fica mais leve, as dúvidas vão embora. Obrigada e que Deus abençoe vocês.
  • Carlos Augusto Veronica
    Texto muito bem elaborado e com certeza necessário, principalmente nos dias atuais, com tanta violência que vemos.
  • Francisco Tupinambá Rodrigues
    Parabéns, texto muito bem elaborado, ficando demonstrado, ótimo nível de conhecimento bíblico. Deus está dentro deste texto.
  • Marilene Da Silva Matos
    Muito bom conteúdo agente aprende muito
  • Maria Lucivane da Silva
    Eu amei , um conteúdo riquíssimo para a nossa auto estima, precisamos ser mais amáveis, humildes caridosos , saber viver em sociedade.
  • Eva
    Bem na hora
  • Eva
    Obrigada, estava precisando disso.
  • Iria de Fátima Siqueira
    Achei maravilhoso!!!!!
  • Maria do Socorro Macedo Miranda
    Muito legal esse tema da autoestima
  • Edgar Soares
    Conteúdo muito necessário para os dias de hoje. Pena que a grande maioria das pessoas ignoram tais coisas. Mata-se por tão pouco. Uma tristeza, o que enfrentamos nos dias de hoje.
  • Denilze Serighelli Pilatti
    Muito bom, precisava mesmo ler um texto assim. Obrigada
  • Ana Maria Rodrigues
    Boa tarde! Muito importante o esclarecimento sobre mansidão.
  • Maria Da Cruz Teles
    Excelente matéria, para se pôr em prática no dia a dia. Pois vivemos um momento de tanta notícia s ruins que resulta em baixa estima, logo precisamos de matérias como essa para refletirmos.
  • Maria Da Cruz Teles
    Excelente matéria, para se pôr em prática no dia a dia. Pois vivemos um momento de tanta notícia s ruins que resulta em baixa estima, logo precisamos de matérias como essa para refletirmos.
  • Roseli Brito de Souza
    Fiquei muito grata pois com esse conteúdo posso me corrigir e ser mais tolerante diante de situações difíceis de lidar
  • Dilma Barbosa
    Olá,fiquei muito contente com o conteúdo me ajudou muito,pois as vezes esqueço da mansidão,mais estou me policiando,aprendi muito com esse conteúdo,e agora entendo por que tanto creme passional.bjoss
  • Cleusa Quadros
    Tão maravilhosa que compartilhei, precisamos de direção em nosso dia a dia. Palavras que acrescentam coisa verdadeiras e sábias nos fortalece. Estamos numa época de desvalorização do ser humano e essas palavras nos botam no trilho, mostram-nos a verdadeira razão da vida: amar o próximo como a ti mesmo. a
  • Mareli do Rosario Romão
    Muito boa a matéria, o mundo está cheio, infelizmente, de pessoas com baixa estima .
  • Samira youssif ABOU ALI
    Concordo temos que ter muita paciência especialmente nos dias de hoje eu falo em família em trabalho pois sem as palavras de Deus em nosso coração não conseguimos manter a mansidão.
  • Jair
    Conteúdo ótimo. Vou passar para meus colegas de trabalho

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.