3 ensinamentos de São Tomás de Aquino, doutor da Igreja

3 ensinamentos de São Tomás de Aquino, doutor da Igreja

Em 28 de janeiro a Igreja celebra São Tomás de Aquino, Santo que viveu na Itália no século XII, em 1225, ao sul de Lácio. De origem nobre, teve uma formação única, repleta de ensinamentos e ligação com o catolicismo. Seu pai desejava que ele fosse abade do mosteiro de Montecassino, mas o desejo de Tomás era diferente. Ele não ansiava ter poder ou ambições e, por isso mesmo, decidiu se tornar um frade dominicano. 

No entanto, sua mãe não desejava que o filho se tornasse um frade e, ao viajar escondido para Roma, a fim de entrar em um mosteiro dominicano, o jovem de 19 anos foi preso pelos irmãos, que serviam ao Império. Levado a força para a casa do pai, ficou detido lá. O objetivo era fazer com que ele desistisse de sua vocação, o que não aconteceu e, assim, foi desenhada a história do Doutor da Igreja que traz tantos ensinamentos e conhecimentos para as pessoas. Neste texto, você vai conhecer mais sobre a sua trajetória.

 

Formação católica

Mais tarde, Tomás pôde estudar Teologia em Paris, na França. Sob supervisão de Santo Alberto Magno, aprendeu muito sobre a fé e a espiritualidade. A partir do conhecimento, o Santo se preenchia e destacava que aquilo o fazia ter um amor ainda maior por Deus. 

Depois dessa formação inicial, o então frade ajudou a construir textos muito importantes para o catolicismo. O motivo? Sua grande paixão pela Teologia e o ensino da Filosofia. Em 1259, por exemplo, foi membro da comissão que estabeleceu o programa de estudos na Ordem. Já entre os anos de 1261 e 1265, o Papa Urbano IV, deu a ele a função de compor os textos litúrgicos para a festa de Corpus Christi

Porém, em 1273, depois de uma celebração da Santa Missa, queimou toda a sua obra, porque após uma revelação, entendeu que seus textos não passavam de um monte de palha. No ano seguinte, aos 49 anos, em uma viagem para Lion, na França, indo participar do Concílio, faleceu.

Ele foi canonizado em 1323, pelo Papa João XXII e em 1567 recebeu do Papa Pio V o título de Doutor da Igreja. Nesse momento, também passou a ser chamado de Doutor Angélico pelos clérigos. 

Frases marcantes de São Tomás de Aquino

Apesar de ter queimado muitos de seus textos, São Tomás de Aquino ainda deixou um acervo de conteúdos incríveis que retratam sua fé e espiritualidade, bem como a presença de Deus na vida das pessoas. Hoje, muitos dos escritos dele fazem parte dos programas de estudo de Teologia, Filosofia, entre outras áreas de conhecimento. Por isso, separamos três ensinamentos para você se inspirar nas palavras desse Santo. 

 

1.O primeiro bem necessário para o cristão é a fé. Sem a fé ninguém pode ser chamado de fiel cristão”.

A frase autoexplicativa reforça a ideia de que a fé deve prevalecer na vida das pessoas. Quando alguém perde sua fé já não pode mais ser considerado crente aos ensinamentos de Deus. O que São Tomás também reforça é que sem a fé, não se tem um rumo ou uma direção, porque a fé garante também o bem necessário para a vida, que segundo o próprio Santo, é a união da alma com Deus. Quando se tem fé, acontece uma espécie de matrimônio entre a alma e Deus. 

 

2.Três coisas são necessárias ao homem para a sua salvação. A primeira é o conhecimento daquilo que se deve crer; a segunda, conhecer o que se deve desejar e a terceira, conhecer o que se deve realizar”.

Nesse sermão, São Tomás explica que quando as pessoas têm esses conhecimentos, que são símbolos dos Apóstolos, conseguem entender verdadeiramente o caminho para a salvação. Assim, explica que a Oração Dominical instrui sobre o que devemos desejar, depois, segue com a caridade e os 10 mandamentos como instrumentos buscados por todo mundo que procura a Deus. Ou seja, conhecemos os ensinamentos de Deus, desejamos colocá-los em prática e, por fim, praticamos o bem pela caridade. 

 

3.Muitas vezes, a oração não é ouvida por termos implorado bens que verdadeiramente não nos convêm“.

Aqui, o Santo explica que os fiéis podem, realmente, ter dúvidas sobre o que pedir a Deus. Por que, como exposto em São Tiago (4,3), “Pediste e não recebeste, porque pediste mal”. Isso significa que se não sabemos pedir como convém, não teremos nossos pedidos verdadeiramente atendidos por Deus. E o que deveríamos pedir? São Tomás destaca que Deus nos ensina a pedir, através da oração, os bens que Ele mesmo nos ensina, portanto amor, caridade, etc.  

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Marlene Maia
    Achei profundo e muito catequético. Maravilhoso! São Tomás de Aquino era muito inteligente e de muita fé. Estou encantada.
  • Maria paula
    Excelente .Bom aprendizad
  • Ana Maria Guimaraes
    Excelente
  • Valdirene oliveira do lago
    Tenho certeza que essas frases são de extrema importância para nossa vida. Pois passamos por tantas coisas e se nos apegar de verdade com Deus ficará impossível de caminhar...

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.