No dia 24 de outubro, o representante do Papa Francisco, Cardeal Leonardo Steiner, realizou a cerimônia de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, a primeira Beata do Ceará. A missa aconteceu na cidade de Crato, interior do estado, e reuniu aproximadamente 60 mil pessoas. Na ocasião, o Cardeal lembrou da luta contra o feminicídio e da história da menina.
“Hoje louvamos a Deus pela vida e pelo testemunho daquela que pelo martírio foi bem-nascida para a Igreja como Bem-aventurada, indicadora e defensora da dignidade da mulher. Benigna exemplo de não subjugação das mulheres, defensora da própria força e valor, da dignidade e da beleza, da sexualidade e da maternidade, do vigor e da ternura. Preferiu a morte que a paixão, preferiu a morte que romper com a sua dignidade”, disse o Cardeal durante a Homilia.
A data da beatificação é a mesma do martírio da Menina Benigna, que aconteceu em 1941.
Foto: VaticanoNews
Benigna nasceu em outubro de 1928, em Santana do Cariri. Sempre doce e meiga, a menina ajudava quem mais precisava. Acreditava muito em Deus, sendo fiel aos seus propósitos mesmo com pouca idade. Já lia as histórias da Sagrada Escritura e participava da comunidade, cuidando de pessoas doentes.
Ela também cultivava plantas medicinais e flores e, para isso, buscava água na cacimba diariamente. O local era perto de casa, mas mesmo assim, seu assassino ficou escondido na vegetação e tentou agarrá-la. Na luta pela sua vida, acabou sendo atingida com um facão nas mãos, cabeça, rins e pescoço.
Que tal conhecer mais sobre a Beata cearense? Acompanhe 5 curiosidades que separamos para você.
Vale ressaltar que a beatificação é o processo feito pela Igreja que autoriza a pessoa a ter sua imagem venerada. Isso só pode acontecer por meio de um milagre ou martírio, que é um sacrifício em nome de Deus. Porém, Beata não é considerada uma Santa.
Apesar de muitas pessoas confundirem, o processo de canonização é diferente. Para que ele aconteça, é necessário que sejam comprovados pelo menos dois milagres e mais um processo na Igreja.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.