A alegria é uma busca diária da maioria das pessoas. Mas o que é esse sentimento na sua forma mais genuína? Papa Francisco escreveu em “A alegria de ser discípulo” (editora BestSeller, 2017) que é o Senhor o destino verdadeiro “para o qual o coração humano tende quando procura alegria e felicidade”.
O tema alegria está sempre presente nos textos do Pontífice. No livro “A felicidade nesta vida – uma meditação apaixonada sobre a existência terrena”, ele explica que a verdadeira alegria não pode ser algo superficial e não vem “das coisas”.
São Filipi Neri, por exemplo, é considerado “o santo mais alegre”, pois todo seu serviço e ações evangelizadoras eram feitos com ânimo e um sorriso no rosto, como contou Papa Francisco, em 2021, no dia de celebração desse Santo: “seu sorriso o transformou em um ‘apaixonado anunciador da Palavra de Deus’. Este foi o seu segredo, que fez dele um ‘trabalhador entre as almas’”.
E quando não há ânimo e a alegria parece um sentimento distante? A psicóloga Julita Sena recomenda pensar e refletir “sobre o que nos faz acordar com pouco ânimo, o que nos causa falta de estímulo, o que hoje nos deixa chateados ou entristecidos, o que precisa de cuidado não apenas para nos arrancar sorrisos, mas para trazer o bem-estar nosso de cada dia”.
A profissional alerta que a preocupação com o humor e a felicidade não deve parar apenas na busca por alegrias instantâneas, precisa ser um meio para uma preocupação genuína com o bem-estar emocional e integral.
Para contribuir com a busca verdadeira por sentir alegria, a Bíblia é uma aliada importante, com suas sabedorias e propósitos.
Veja alguns versículos que falam sobre o tema e que podem ajudar na sua reflexão.
1. Tiago 5,13
“Alguém entre vós está triste? Reze! Está alegre? Cante.”
2. Lucas 15,10
“Pois eu digo a vocês que assim também os anjos de Deus se alegrarão por causa de um pecador que se arrepende dos seus pecados.”
3. Salmos 32,11
“Todos vocês que são corretos, alegrem-se e fiquem contentes por causa daquilo que o Senhor tem feito!
Cantem de alegria, todos vocês que são obedientes a ele!”
4. Gálatas 5,22-23
“Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei.”
5. João 15,10-11
“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; como eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito essas coisas, para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa a alegria seja completa.”
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.